Título: Fundo é três vezes maior que o 2º do ranking
Autor: Romero , Cristiano
Fonte: Valor Econômico, 25/05/2012, Política, p. A12

A Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (BB) não é um simples fundo de pensão, mas um animal diferente dos outros de sua espécie. Primeiro, pelo porte. Com mais de R$ 155 bilhões em patrimônio, é quase três vezes maior que a Petros, dos funcionários da Petrobras, a segunda maior fundação do país, com R$ 58 bilhões.

Mas, além de muito maior, esse patrimônio está distribuído de maneira diferente. A participação de renda variável na carteira do Plano 1, onde estão mais de 98% dos ativos geridos pela Previ, é de 64%, muito acima de qualquer outro plano de previdência maduro. Na Petros, por exemplo, essa fatia é de 37% do total.

Com uma carteira de ações tão grande, a Previ tem que tomar cuidado ao mexer na bolsa, mesmo com a parcela de sua carteira destinada a giro, para não afetar os preços de forma a que prejudique sua própria estratégia. Entre as participações relevantes que possui e nas quais atua diretamente na gestão, estão Vale, Embraer e Neoenergia.

A meta atuarial, rentabilidade que os fundos de pensão se comprometem a perseguir, também é diferente. Em vez de somar 6% a um índice de inflação ao consumidor, como ainda é comum, a Previ repactuou a taxa com seus participantes e promete entregar INPC mais 5,5% ao ano, para ter mais liberdade de planejar suas investidas a longo prazo.

Graças ao superávit registrado nos últimos anos, o participante do fundo é agraciado com a suspensão das contribuições e um prêmio nos benefícios pagos. A atual suspensão vale até o ano que vem, mas a tirar pelos últimos resultados obtidos pela fundação, será estendida a 2014.

Se em quase tudo é diferente, a Previ também não poderia deixar de inovar na política interna. Desde 1997, os participantes elegem metade dos dirigentes da fundação, que têm mandatos de quatro anos. A cada dois anos, metade da diretoria, composta por seis executivos, é trocada.

O presidente é sempre indicado pela patrocinadora do fundo, o BB, assim como os nomes dos diretores de participações e investimentos, cujos mandatos se encerram no fim deste mês, da mesma forma que o diretor de seguridade, que está sendo escolhido pelo voto direto. Os mandatos dos diretores de administração e planejamento se encerram em dois anos, junto com o do presidente do fundo.

A patrocinadora, no entanto, pode trocar os nomes que ocupam os cargos para os quais tem o poder de indicar, inclusive o de presidente, em meio ao mandato. Qualquer funcionário do BB em atividade pode ser indicado pelo banco à diretoria. Os aposentados só podem chegar a esse nível da hierarquia eleitos.

A Previ tem 193,7 mil participantes e a política faz parte da vida da fundação. A influência do Partido dos Trabalhadores (PT) nessa população é notória, não só pela ingerência do partido como ocupante do governo central, enquanto sócio controlador do BB, mas no seu dia a dia.