Título: Santander reduz taxas
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 14/09/2006, Finanças, p. C2

O Banco Santander Banespa anunciou ontem a redução de juros em sua linha de crédito imobiliário prefixada, de 16,95% ao ano para menos de 14,3%. "As medidas nos estimulam a continuar inovando no mercado de negócios imobiliários no país", afirma José Manoel Álvarez Lopez, superintendente de Crédito Imobiliário do banco. O banco tem linhas prefixadas de 10 e 20 anos.

O diretor de crédito imobiliário da Febraban, Natalino Gazonato, elogiou o pacote e disse que os bancos vão dedicar-se com "força total" ao financiamento da casa própria. O diretor espera que a maioria dos bancos venha a oferecer crédito imobiliário com consignação em folha de pagamento, pois essa modalidade reduz o risco de inadimplência e diminui custos.

Os bancos agora querem reduzir a burocracia na concessão do crédito e no registro imobiliário. Um seminário da Febraban esta semana discutirá o sistema espanhol de registro. Os bancos discutem com os cartórios imobiliários a informatização da matrícula de imóveis.

A Caixa Econômica Federal lançará novos produtos na área imobiliária no mês que vem- provavelmente linhas prefixadas e consignado. O banco anunciou ontem que espera fechar o ano com R$ 13 bilhões em financiamentos contratados. O orçamento inicial para este ano, de R$ 10,3 bilhões, será atingido este mês. O vice-presidente de Finanças da Caixa, Fernando Nogueira, diz que no total o banco financiará 580 mil unidades.