Título: Mudança de sistema movimenta setor de TI
Autor: Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 14/09/2006, Empresas, p. B3

A revolução prometida pela nota fiscal eletrônica também passa pelos olhos do mercado de tecnologia da informação, que rapidamente tratou de se organizar para vender projetos. Na True Access, especializada em sistemas de segurança, um produto de autenticação de informações criado em 2003 para atender regulamentações do setor financeiro, foi readequado para viabilizar projetos de nota fiscal eletrônica. "As oportunidades são imensas, já temos nove clientes e queremos nos consolidar nesse mercado", diz Marco Antonio Zanini, diretor de alianças da True Access. "São projetos de retorno garantido. O cliente coloca seus gastos na ponta do lápis e sabe quando irá rever seu investimento."

Na mira da companhia estão empresas que emitam 30 mil notas ou mais a cada mês. Para aquelas que trabalhem com volumes menores, a True Access pretende oferecer tecnologia no modelo de serviços, pagos por mês conforme o volume transacionado.

A Safenet é mais uma das que se preparam para realizar uma série de palestras em São Paulo, com o propósito de demonstrar seu hardware de armazenamento de assinaturas digitais, uma das tecnologias necessárias para realizar o envio de notas fiscais até a Receita Federal.

Segundo Paulo Viana, gerente de negócios da companhia, o tamanho de cada projeto tecnológico varia conforme o número de notas emitidas pelas empresas e o setor em que elas atuam. O executivo, no entanto, calcula que, ainda nesse ano, este mercado possa movimentar cerca de US$ 500 mil apenas em hardware, caso cerca de 200 empresas passem a fazer uso da NF-e.

Outro nome que também está apostando nessa onda digital é a Value Team, empresa que pertence ao grupo italiano Value Partners e que consolidou há três meses a compra das empresas Relacional e Mitsucon. "Não há como não aderir. A tecnologia vai facilitar a vida do contribuinte, reduzir custos de impressão e envio das notas fiscais e os gastos de armazenagem com as notas emitidas", justifica Alessandro Gadotti, diretor da Value Team, companhia que conta a Souza Cruz entre seus clientes. (AB)