Título: Produção industrial cai, mas aço dispara
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/09/2006, Internacional, p. A11

A produção industrial chinesa cresceu ao ritmo mais lento dos últimos 17 meses, após restrições a investimentos adotadas pelo governo para frear a expansão acelerada do país. Mas a produção de aço, registrada em agosto, disparou 17% em relação ao mesmo mês no ano passado

Os setores de manufatura, mineração e de energia tiveram um aumento de 15,7% em agosto em relação ao ano anterior, alcançado a marca de US$ 92,5 bilhões. Foi o menor lucro obtido desde março de 2005, informou ontem o Departamento Nacional de Estatística da China.

"As medidas do governo estão claramente começando a surtir efeito na produção", afirmou Ben Simpfendorfer, estrategista para China do Royal Bank of Scotland em Hong Kong. "Mas o crescimento se estabilizará acima dos 15% e as exportações ainda estão crescendo fortemente. E ainda há muita demanda por investimento na China não afetada pelas políticas de restrição."

Em relação ao aço, a China - maior fabricante e usuário do mundo - teve uma produção recorde de 36,7 milhões de toneladas. A fabricação de produtos de aço, como bobinas e laminado, também subiu 17%.