Título: Lembo critica gestão tucana no sistema prisional
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 13/09/2006, Política, p. A9

O atual governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), fez ontem críticas à gestão de seu antecessor, o tucano Geraldo Alckmin, no que diz respeito ao sistema prisional do Estado. Segundo ele, a administração do PSDB, na qual ele ocupava o papel de vice-governador, perdeu "os limites e o equilíbrio".

"No sistema penitenciário, nós perdemos os limites e o equilíbrio, esquecemos a Lei de Execuções Penais e fomos para um tratamento pessoal ao criminoso, e aí equivocamos. Quando você sai da lei, você cria sempre um tumulto", disse Lembo, após o lançamento do programa de fomento ao cinema paulista, lançado no Palácio dos Bandeirantes.

As críticas foram feitas em primeira pessoa - nós - e nenhum secretário foi citado. O titular da pasta nos momentos de maior crise era Nagashi Furukawa. Desde 31 de maio, o ex-policial militar e atual procurador de Justiça Antônio Ferreira Pinto assumiu oficialmente o posto.

Mas Lembo não foi apenas críticas à gestão Alckmin. Segundo ele, o tucano foi bem-sucedido na área da segurança pública. Foi esse sucesso, no entanto, que acabou gerando um aumento grande na demanda ao sistema penitenciário. "Eu creio que a Secretaria da Segurança Pública foi excepcional durante todo o período do governo Geraldo Alckmin", disse.

Para o governador, a solução para os problemas enfrentados nos presídios dependia de uma "reestruturação da disciplina interna". E ele considera que, desde que assumiu, em abril deste ano, conseguiu neutralizar o problema.

"Você veja que, em três meses, e eu não estou sendo vaidoso, mas em três meses já conseguimos reequilibrar o sistema e as coisas vão normais, preservando os direitos humanos dos presos, mas ao mesmo tempo preservando a nossa dignidade, dos que estão aqui fora", afirmou.

O governador disse, ainda, que uma eventual vitória de José Serra (PSDB) no Estado, como indicam as pesquisas, vai trazer uma mudança "para melhor". "Certamente o Serra é muito melhor do que eu", disse, com bom humor.

Lembro elogiou a capacidade administrativa do tucano, mencionando suas passagens pelos ministérios da Saúde e do Planejamento e disse que ele já está familiarizado com a administração pública do Estado de São Paulo, uma vez que era o prefeito da capital.

O ex-governador e candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, não foi localizado por sua assessoria para comentar as críticas de Lembo.