Título: Índia e China crescerão menos, diz OCDE
Autor: Newswires , Dow Jones
Fonte: Valor Econômico, 12/06/2012, Internacional, p. A11

As economias da China e da Índia deverão crescer mais lentamente nos próximos meses, de acordo com análise divulgada ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em outro sinal das dificuldades enfrentadas pela Índia, a empresa de classificação de risco Standard & Poor"s alertou que o país pode ser o primeiro integrante dos Brics a ter seu rating reduzido para abaixo do grau de investimento.

O índice de indicadores antecedentes da OCDE - espécie de clube dos países ricos - para a China caiu de 99,4 em março para 99,1 em abril e o da Índia diminuiu de 98,2 para 98,0. Números abaixo de 100 apontam para um crescimento aquém da média de longo prazo do país. "A avaliação para a China e a Índia mudou significativamente desde o mês passado", disse a OCDE em relatório.

Na quinta-feira, o banco central da China cortou a taxa básica de juros do país com o objetivo de estimular o crescimento da segunda maior economia do mundo. A decisão se segue a uma série de iniciativas do governo, que incluem incentivos para a compra de aparelhos domésticos eficientes no uso de energia, redução de impostos e a aceleração da aprovação de projetos de investimento por companhias e governos locais.

Segundo a Standard & Poor"s, a classificação da Índia vai cair se o país não acelerar as reformas econômicas e melhorar o ambiente interno para os investimentos. Atualmente, a S&P atribui à Índia o rating BBB-, apenas um grau acima do nível junk.

"A combinação de um contexto de enfraquecimento político com desaceleração aumenta o risco de que o governo possa distanciar-se da liberalização econômica no caso de choques econômicos inesperados", disse o analista Joydeep Mukherji em relatório intitulado "A Índia será o primeiro anjo caído dos Brics?"

O secretário de Finanças da Índia, R.S. Gujral, disse que o governo está tomando as medidas para manter os déficits fiscal e em conta corrente sob controle. O PIB da Índia cresceu 5,3% no primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado, a menor alta em nove anos, com a política monetária rígida prejudicando a indústria. O déficit orçamentário do país aumentou para 5,75% do PIB no ano fiscal terminado em 31 de março, muito acima da meta de 4,6% do governo.

A OCDE disse que o índice de indicadores antecedentes composto para seus 34 integrantes aumentou de 100,4 em março para 100,5 em abril, sinalizando a continuação do crescimento. Mas o índice aponta para divergências significativas, com os Estados Unidos e o Japão preparando-se para um avanço maior que a média de longo prazo, enquanto a maior parte das economias europeias caminha para um crescimento abaixo da média.

De acordo com os números da OCDE, o PIB combinado do bloco cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre do ano passado. O desempenho representa uma aceleração frente ao aumento de 0,3% do PIB nos últimos três meses de 2011.

O índice de indicadores antecedentes da OCDE tem como objetivo dar sinais antecipados de pontos de inflexão entre expansão e desaceleração da atividade econômica, e toma como base uma ampla variedade de dados que historicamente sinalizam mudanças no ritmo da economia.