Título: Nokia quer participar do mercado de TV móvel no país
Autor: Fuoco, Taís
Fonte: Valor Econômico, 15/09/2006, Empresas, p. B2

A finlandesa Nokia, que desenvolveu aparelhos celulares que transmitem sinais de radiodifusão pelo padrão europeu de TV digital (DVB-H), mantém a intenção de participar do mercado brasileiro de TV móvel, apesar da escolha do governo brasileiro pelo padrão de modulação japonês (ISDB). A companhia, entretanto, ainda irá avaliar a viabilidade econômica de produzir aparelhos nesse padrão, para o qual ainda não tem sequer pesquisas.

"O padrão DVB é a preferência da Nokia, mas a companhia quer ser uma participante-chave mesmo em outras tecnologias", disse Robert Andersson, vice-presidente executivo da companhia, ontem, em Miami.

De acordo com o executivo, a Nokia "acredita fortemente no mercado de TV móvel, mas não tem como avaliar, até o momento, se vai fazer sentido economicamente" desenvolver chips sob o padrão japonês para atender o consumo brasileiro. "Os chips serão um dos desafios", afirmou o vice-presidente.

Almir Narcizo, diretor geral de telefonia móvel da Nokia no Brasil, admite que, hoje, a empresa finlandesa não tem "nenhuma pesquisa" para desenvolver terminais com o padrão japonês. "Não é uma tecnologia fácil, mas a Nokia quer estar em todos os mercados", reiterou.

Ele disse também que a companhia espera que "o padrão tenha o maior sucesso na implantação" no Brasil, onde o processo de escolha teria sido alvo de "um debate bastante democrático".

A Nokia foi uma das companhias participantes do grupo Coalizão DVB Brasil, que defendia a implantação do modelo europeu no país, ao lado de empresas como Philips, Siemens e ST Microelectronics.

No início da semana, a Nokia anunciou um acordo de interoperabilidade com a rival americana Motorola para que os aparelhos e equipamentos de infra-estrutura das duas companhias que funcionam sob o padrão europeu de TV móvel sejam compatíveis. Dessa forma, as empresas - que são as duas maiores fabricantes de celular do mundo - ampliam a gama de programadores capazes de distribuir conteúdos que possam ser transmitidos por meio de aparelhos de qualquer uma das marcas.

O instituto de pesquisas Informa prevê que, até 2010, cerca de 50 milhões de aparelhos celulares terão condições de transmitir programação televisiva pelo padrão DVB-H.