Título: Com Taeq, Pão de Açúcar abre seu próprio espaço no mercado light
Autor: Facchini, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 15/09/2006, Empresas, p. B6

O grupo Pão de Açúcar tratou de substituir rapidamente a marca GoodLight, que pertence à Lucília Diniz, a filha caçula do fundador da varejista, Valentim dos Santos Diniz. Após a saída da empresária do bloco de controle da companhia, no ano passado, Lucília levou também a marca de produtos diet e light, que agora deixará de ser vendida exclusivamente nos supermercados Pão de Açúcar.

Ontem, a varejista lançou a Taeq, a sua nova marca própria com o conceito de produtos saudáveis. A Goodlight e a Taeq parecem, porém, ter algo mais em comum do que apenas o conceito de alimentos saudáveis: ambas continuam sendo a cara da família da Diniz. Se a primeira espelhava Lucília, a segunda reflete claramente o empresário Abilio Diniz, um aficionado por esportes. E o empresário não esconde a intenção de imprimir o seu DNA à nova marca.

"A Taeq é importante para mim e para a minha família", disse ontem Abilio Diniz, irmão mais velho de Lucília, que divide o controle do Pão de Açúcar com a francesa Casino.

Até o fim do ano, três unidades do Pão de Açúcar na cidade de São Paulo, nos bairros do Morumbi, Alphaville e Real Parque, terão uma loja específica da Taeq, que terá quatro categorias de produtos: alimentos, esporte, beleza e artigos para casa. O nome Taeq é uma junção das palavras Tao, que quer dizer equilíbrio, e Eki, que significa energia vital.

Emiliano Capozoli/Valor Lucília Diniz, da Goodlight: "Já fechamos com duas redes menores no interior" Segundo Claudia Pagnano, ex-executiva doBank Boston e a nova diretora de marketing do Pão de Açúcar, as vendas da Taeq podem chegar a R$ 200 milhões em 2007. "Em 2010, a linha deve representar 50% das nossas vendas com produtos de marca própria", disse.

O lançamento da marca não surpreendeu Lucília. "Eu já sabia que o Pão de Açúcar iria fazer uma marca própria deles. Essa é uma especialidade dos franceses. Eles colocam selo em tudo", disse ela, que espera não perder espaço nas prateleiras dos supermercados de seu irmão. Segundo ela, a Goodlight manterá o mesmo posicionamento de preços. Apesar de não ser mais tratada como marca própria, a Goodlight mantém o status de fornecedor premium da rede, algo que a marca sempre teve.

"Estamos prontos para distribuir os produtos. Já fechamos com duas redes menores no interior, uma em Campinas e outra em Rio Preto. As negociações com as redes maiores são mais demoradas", disse Lucília, cuja meta é vender R$ 80 milhões em 2007. A empresária, porém, teve de reduzir a variedade. Se no Pão de Açúcar o Goodlight possuía 210 itens, hoje são 61. "Mas espero voltar ao mesmo número de antes."