Título: Comitê lança manifesto de apoio à reeleição
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 15/09/2006, Política, p. A6

Com 66 assinaturas contabilizadas até o início da noite de ontem, o Comitê de Empresários Lula Presidente divulga hoje, em São Paulo, um manifesto de apoio à reeleição no qual afirma que Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato que reúne as maiores condições para fazer "o crescimento econômico com justiça social". Previsto para as 8h30, no hotel Crowne Plaza, o evento terá o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, como representante de Lula.

Segundo Berzoini, ao contrário de jantares e reuniões que Lula já teve com empresários, nem todos eleitores do presidente, o encontro de hoje reúne empresários que "além de apoio, se dispõem a fazer uma mobilização em seu meio", disse o deputado. "Desta forma, estabelecem um vínculo político mais efetivo com o candidato". De acordo com o presidente do PT, o comitê é uma reedição de um movimento feito já nas eleições de 2002. "Essa é uma atividade de mobilização de fato", afirmou Berzoini.

De acordo com o coordenador-executivo do Comitê de Empresários Lula Presidente, Marco Piva, o movimento reúne executivos que consideram que "o desenvolvimento econômico tem de vir acompanhado de maior justiça social - se a gente quer um país economicamente forte, ele também tem de ser socialmente forte", afirmou.

"Antes de sermos empresários somos cidadãos e como tal procuramos nos expressar de forma transparente", disse Piva, "em vez de atuar nos bastidores", como muitas vezes teria acontecido.

Entre os signatários do manifesto os nomes mais conhecidos são Heitor Pinto e Silva Filho, reitor da Universidade Bandeirantes e presidente da Associação Nacional das Universidades Privadas (Anup), José Pessoa de Queiroz Bisneto, do Grupo JP Pessoa (setor sucroalcooleiro), Lawrence Pih, do grupo Moinho Pacífico e Ivo Rossetti, da Valisère. Como representante de 42 universidades privadas, com cerca de 1,2 milhão de alunos, Heitor Pinto e Silva Filho resume o apoio a Lula: a relação da universidade privada com o MEC, no governo passado, "era de grande dificuldade. Agora, muito boa". O setor tem expectativa de ampliar as parcerias com o governo inclusive na área de pós-graduação, "nas mesmas condições das universidades públicas".