Título: Gigante canadense vai investir R$ 160 milhões em shoppings
Autor: Santos, Chico
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2006, Empresas, p. B1

A gigante canadense do ramo de shopping centers e imobiliário Ivanhoe Cambridge, dona de mais de 65 shoppings na América do Norte e na Europa, está chegando ao Brasil. Por meio de uma associação com a nacional Ancar, acionista de três e administradora de outros três shoppings no país, o grupo canadense está investindo R$ 160 milhões apenas para colocar os pés no mercado brasileiro.

Marcelo Carvalho, presidente da Ancar Empreendimentos Comerciais, disse ao Valor que a parceria visa a investir tanto em aquisições de shoppings já prontos como na construção de novas unidades no Brasil. "O mercado brasileiro de shopping centers é muito fragmentado e a gente acredita que vai haver consolidação. Queremos participar desse processo", explicou, acrescentando que esse foco será compartilhado com inversões em novas unidades.

Atualmente, a Ancar é acionista majoritária do Conjunto Nacional, em Brasília, com 57% do capital, e possui 36% do controle do Shopping Iguatemi de Porto Alegre e 19,5% do Shopping Nova América, no Rio, construído no prédio onde funcionou a famosa Fábrica de Tecidos Nova América.

Além disso, a Ancar Gestão, o outro braço do grupo, é a gestora de dois shoppings no Rio, o Rio Design Barra e o Rio Design Leblon, e do Shopping Pantanal, em Cuiabá (MT). De acordo com Carvalho, a Ivanhoe Cambridge tem shoppings em países como o próprio Canadá, Estados Unidos, França, Espanha, Escócia e Polônia. O grupo já chegou também ao mercado asiático, embora ainda não tenha lá nenhum empreendimento. No final de 2005, o valor de mercado da Ivanhoe Cambridge era de 9,3 bilhões de dólares canadenses, equivalentes a R$ 18 bilhões.

Com sede em Montreal, na província de Quebec, a Ivanhoe Cambridge é o principal braço imobiliário da Caisse de Dépôt et Placement du Quebec, a maior gestora de fundos institucionais do Canadá, segundo informações fornecidas pela Ancar. O conjunto de shoppings do grupo canadense corresponde a mais de quatro milhões de metros quadrados de áreas de lojas.

Carvalho disse que a associação é fundamental para a Ancar porque, além da injeção de capital, colocará a empresa em contato com o que existe de mais moderno no mundo em termos de tecnologia de shopping centers no mundo. Segundo ele, a Ivanhoe Cambridge é dona de um shopping em Madrid (Espanha) que possui entre suas atrações uma pista de esqui na neve. O exemplo, para o empresário, mostra o quanto será possível para a empresa brasileira avançar em termos de know-how para entreter e, conseqüentemente, fidelizar a clientela.

Ao mesmo tempo, Carvalho avalia que a participação do Ivanhoe Cambridge no capital da Ancar dará aos lojistas dos shoppings do grupo acesso a mais informações atualizadas sobre como progredirem e se aperfeiçoarem no ramo. A associação entre a Ancar e a empresa canadense será formalizada hoje, no Congresso Internacional de Shopping Centers que se realiza durante esta semana, em São Paulo. Vai assinar pelo lado canadense o diretor de Aquisições da Ivanhoe Cambridge, Claude Sirois, que chegaria ontem ao Brasil.

A direção da Ancar não deu detalhes sobre os termos da associação. O presidente da empresa disse apenas que a Ivanhoe Cambridge vai associar-se às duas empresas do grupo brasileiro. Com isso, ela passa a ser acionista dos três shoppings nos quais a Ancar tem participações acionárias e também da empresa de gestão do grupo.

Carvalho disse também que não está prevista, ao menos por enquanto, a vinda de nenhum diretor canadense para dividir a gestão da Ancar no Brasil. Segundo ele, a estratégia do grupo canadense em sua atuação internacional é respeitar ao máximo as características regionais, optando por uma troca intensa de informações e deixando, ao mesmo tempo, que os executivos locais conduzam os negócios.