Título: Espanha considera que 100 bi são suficientes
Autor: Scrivano,Roberta
Fonte: Valor Econômico, 22/06/2012, Economia, p. 24

SÃO PAULO e MADRI . O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, disse ontem em São Paulo que o resultado do teste de estresse aplicado aos bancos de seu país mostra que a ajuda de 100 bilhões oferecida pela União Europeia "é mais do que suficiente para o saneamento do sistema bancário". Conduzido por duas consultorias independentes (a americana Oliver Wyman e a alemã Roland Berger), o teste indicou a necessidade de uma recapitalização dos bancos de 51 bilhões ou, no pior cenário previsto, de 62 bilhões. O aporte é para absorver possíveis perdas com um abrupto aumento da inadimplência, sobretudo nos financiamentos imobiliários. De acordo com o teste, as três principais instituições do país, Santander, BBVA e Caixabank, não precisariam de mais capital nem no cenário mais adverso.

- O resultado do teste de estresse confirma que as ações já tomadas pelo governo foram necessárias e que as estimativas de provisões foram certeiras - afirmou Rajoy, em discurso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) minutos depois de o vice-governador do Banco da Espanha, Fernando Restoy, anunciar em Madri o resultado do teste.

A agência de risco Standard&Poor"s afirmou em nota que os 100 bilhões serão suficientes para cobrir as necessidades do sistema financeiro da Espanha este ano e em 2013.

Rajoy reiterou a necessidade de essa assistência financeira ser "aprovada o mais rapidamente possível", por ser imprescindível para a recuperação da economia espanhola. Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo (que reúne os ministros de Finanças da zona do euro), afirmou ontem que a Espanha deve apresentar o pedido formal do resgate na segunda-feira.

Embora reconheça que o país atravessa "uma conjuntura econômica difícil", Rajoy reforçou aos empresários brasileiros e espanhóis que a "Espanha oferece magníficas oportunidades de negócios e pode servir como porta de entrada à União Europeia".