Título: Empresário dos EUA vai construir usina no MT com sócios brasileiros
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2006, Agronegócios, p. B12

O empresário americano Daniel Slane vai construir uma usina de álcool no Estado do Mato Grosso em sociedade com os empresários do setor sucroalcooleiro Maurílio Biagi Filho e Eduardo Farias. Será o primeiro investimento do americano no Brasil. O valor do negócio está estimado em US$ 80 milhões, considerando apenas a indústria.

Slane informou ao Valor, em entrevista por telefone, que a destilaria brasileira terá toda sua produção de álcool voltada para o mercado internacional. "O Japão é um mercado que está explodindo", disse. Em abril, o empresário já tinha sinalizado que poderia investir no país.

Nos Estados Unidos, o empresário atua no mercado imobiliário e também é sócio com outros investidores locais de três usinas de álcool, duas delas em Ohio, e outra no Kentucky, com a produção de 100 milhões de galões de etanol por ano. Uma das usinas de Slane negocia contrato de entrega exclusiva de álcool para a companhia de petróleo Marathon.

Os baixos custos do Brasil incentivaram Slane a fechar o negócio no Brasil. "Será o meu primeiro investimento em uma usina de álcool à base de cana", disse o empresário. Ele acredita que os Estados Unidos e o Brasil serão os principais "players" no mercado global de álcool.

O americano esteve no Brasil em fevereiro deste ano para conhecer as usinas do setor a convite do empresário Maurílio Biagi Filho. "A princípio, Slane me convidou para ser sócio dele nos Estados Unidos. Eu disse que não tinha dinheiro para isso e, mesmo que tivesse, não investiria lá. Argumentei que os EUA não são economia de mercado [para o álcool]".

Depois de muita conversa, Biagio convenceu Slane a investir no Brasil. No fim do mês passado, o americano voltou ao país e visitou algumas regiões do Mato Grosso. No dia 27 de agosto, Slane assinou uma carta de intenções com os futuros sócios e nos próximos 90 dias o projeto da construção da usina será desenvolvido. O local para a instalação da usina já foi escolhido, mas os empresários preferiram não divulgá-lo.

Além de Slane e do empresário Maurílio Biagi Filho, por meio de sua empresa Maubisa, com sede em Ribeirão Preto (SP), participarão da sociedade o empresário Eduardo Farias, do grupo Farias, com cinco usinas no país, e produtores de cana do Mato Grosso.

Neste ano, os empresários Biagi e Farias também firmaram parceria na reativação da usina de álcool Alcoverde (ex-Alcobras), no Acre. A usina foi inaugurada no fim da década de 80, mas nunca entrou em operação.

No ano passado, o governador do Estado do Acre, Jorge Viana, procurou empresários paulistas e da região Nordeste para negociar sociedade na unidade desativada, em uma tentativa de estimular a economia local. A participação de Biagi na Alcoverde é de 10%. O grupo Farias será o acionista majoritário, com 60% do negócio. O governo do Estado do Acre ficará com 5% e pecuaristas e produtores da região com outros 25%.

Desde que se desvinculou da Cia. Energética Santa Elisa, de Sertãozinho (SP), que pertencia a seu pai e hoje está sob comando de seus irmãos, Maurílio Biagi Filho está à frente da usina Moema e MB, ambas em São Paulo, além da parceria fechada com a Alcoverde. Neste ano, o empresário vendeu a usina Cevasa, de Patrocínio Paulista (SP), para a multinacional Cargill.