Título: Luiz Henrique aumenta vantagem em Santa Catarina
Autor: Santos, Chico
Fonte: Valor Econômico, 18/09/2006, Política, p. A4

O candidato à reeleição ao governo de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), ampliou sua vantagem em relação ao segundo colocado, Esperidião Amin (PP), e passou a liderar as intenções de voto com 49%, segundo pesquisa Ibope encomendada pela RBS-TV, divulgada ontem. Com o avanço e levada em consideração a margem de erro de três pontos percentuais, Silveira teria chance de vencer em um primeiro turno. Segundo apontou o Ibope, se as eleições fossem hoje, Amin teria 26% dos votos.

De acordo com a pesquisa estimulada anterior, divulgado em 26 de agosto, Luiz Henrique Silveira, que tem como aliados PSDB e PFL, cresceu 9 pontos percentuais, enquanto Amin, apoiado pelo PV, caiu 3 pontos no mesmo comparativo. Em agosto, o peemedebista tinha 40% das intenções e Amin, 29%. A diferença do primeiro colocado para o segundo foi ampliada de 11 pontos percentuais em agosto para 23 pontos nos dados apresentados ontem.

O terceiro colocado, José Fritsch (PT), apareceu com 8% das intenções de voto, tendo crescido apenas um ponto percentual desde a última apuração. Antonio Carlos Sontag (PSB) ficou em quarto, com 2%. João Facchini (P-SOL) e Manoel Dias (PDT) aparecem com 1% dos votos. Os votos brancos/nulos caíram de 7% em agosto para 5%. O percentual dos eleitores que não sabem ou não opinaram subiu de 5% para 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram ouvidos 1.204 eleitores em 63 municípios. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) sob o número 18.353/2006.