Título: PT busca alternativa para apaziguar Recife
Autor: Camarotto , Murillo
Fonte: Valor Econômico, 30/05/2012, Política, p. A6

Os dois postulantes à candidatura de prefeito do Recife se reuniram ontem com a direção nacional do PT, em São Paulo, com o objetivo de pôr fim ao imbróglio que se arrasta há mais de três meses, desgastando a imagem petista em uma das capitais mais importantes para o partido. O prefeito João da Costa, e o deputado federal Maurício Rands ouviram do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a proposta de que abrissem mão da disputa em nome do senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa.

Conforme informou o Valor na edição de ontem, o nome do senador surgiu na reunião ocorrida na quinta-feira, na sede do PT, em São Paulo, quando foi decidida a a segunda prévia, já que a primeira havia sido anulada pela executiva nacional, que apontou falhas no processo. Humberto Costa foi lançado como alternativa para que os dois concorrentes abrissem mão da virulenta disputa.

Na saída do encontro, a expectativa na direção era de que um acordo entre os dois fosse fechado antes da segunda prévia. Já naquela ocasião, aliados do prefeito mostraram-se simpáticos à possibilidade. De volta ao Recife na noite de ontem, Rands e o prefeito negaram qualquer decisão, porém nos bastidores os aliados do deputado já consideravam a sua desistência como favas contadas. "Maurício entrou para salvar o PT da derrota certa nas urnas com a candidatura do prefeito. Com a entrada de Humberto, que tem condições de unir o partido e vencer as eleições, não há por que Maurício não aceitar", disse pessoa próxima de Rands.

Do lado do prefeito - que além da resistência interna no PT é questionado por Eduardo Campos e alguns partidos da base aliada do governador -, a opção pelo senador continuava sendo vista com simpatia, porém sem confirmação oficial. Costa não foi encontrado. No Twitter, contudo, negou a candidatura.

Nos bastidores, fala-se que a solução do imbróglio pode ter passado pelas mãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na esteira do pacote de negociações visando o apoio do PSB à candidatura de Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

Diante do risco de nova vitória do prefeito João da Costa nas prévias, Lula teria convencido Eduardo Campos - que tinha predileção por Rands - a aceitar Costa. O nome do senador não agrada Campos, que o vê como potencial candidato ao governo de Pernambuco em 2014, podendo se tornar um empecilho à sua hegemonia no Estado.

Uma eventual candidatura de Costa poderia acabar beneficiando o PSB, já que o partido ganharia cadeira no Senado em caso de vitória do PT no Recife. Há dois anos, durante a reeleição, Campos emplacou o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco (ex-PFL e agora no PSB) como suplente de Costa que, a contragosto, aceitou a indicação.