Título: Dirceu vale-se de petistas para levantar suspeita sobre Gilmar
Autor: Cunto , Raphael Di
Fonte: Valor Econômico, 31/05/2012, Política, p. A9

Chamado de "chefe da quadrilha" do mensalão pela Procuradoria Geral da República, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) utilizou declaração de políticos aliados para colocar sob suspeita a versão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que teria sido pressionado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a adiar o julgamento do mensalão.

Em artigo publicado ontem em seu blog, intitulado "Dúvidas que todos têm, perguntas que todos se fazem...", Dirceu evita comentar o assunto com suas palavras. Reproduz, porém, fala de petistas como o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (RS), o líder do PT na Casa, deputado Jilmar Tatto (SP), e o presidente nacional do partido, Rui Falcão, que levantam suspeitas sobre o depoimento do ministro.

"Tenho dúvidas sobre o comportamento do ministro Gilmar Mendes. Há um questionamento sobre porque ele veio tratar deste assunto exatamente agora, depois de um mês da realização da reunião", afirmou Marco Maia, na fala reproduzida por Dirceu logo na abertura de seu artigo.

Mendes acusa Lula de lhe oferecer proteção na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira para, em troca, tentar adiar para 2013 a análise do mensalão. A conversa teria ocorrido no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, que negou o teor do diálogo, assim como Lula. Mendes, porém, tem repetido a versão e subiu o tom, dizendo que o petista quer "melar" o julgamento.

Em outro trecho do texto, Dirceu reproduz fala, agora de Jilmar Tatto, sobre a possibilidade de Lula depor na CPI. "Não que Mendes nem nenhum integrante do Supremo esteja ligado ao crime organizado de Carlinhos Cachoeira. E a CPI não foi instalada para apurar possíveis desvios de conduta de ministros do Supremo, mas, sim, para desbaratar o crime organizado de Cachoeira. Quem alimenta esse tipo de polêmica quer desviar o foco da CPI e vamos dar um basta nisso", escreveu.

O ex-ministro também cita entrevista do ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Paulo Lacerda, que foi acusado por Mendes de querer "destruí-lo" e de que daria assessoria para Lula e o PT. "Se isso for verdade [que Gilmar o acusou], ele está absolutamente desinformado. Não presto assessoria ao PT e a nenhum partido político. Não teria nada demais se prestasse, mas isso não é verdade. Sei que existe um jogo político aí. Eu não sou político. Lamento que o ministro tenha dito isso", reproduz novamente Dirceu.