Título: Rivais ficam na defensiva
Autor: Tahan, Lilian ; Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 29/10/2010, Cidades, p. 27

Na maior parte do tempo, Agnelo e Weslian fizeram um debate morno ontem à noite. O petista aproveitou para se defender das acusações feitas pela adversária em seu horário eleitoral, enquanto a candidata do PSC tentou constrangê-lo em relação ao seu vice, Tadeu Filippelli

Contrariando a postura que adotou no segundo turno das eleições, Weslian Roriz (PSC) participou do último debate antes das eleições realizado ontem pela TV Globo. Mesmo a tão aguardada presença da candidata que substitui Joaquim Roriz nas urnas não foi suficiente para esquentar o duelo. Enquanto nos bastidores as campanhas se digladiam, em frente às câmeras os adversários foram brandos nas acusações. Apenas em dois momentos houve troca de farpas. Primeiro, quando Weslian, ao perguntar sobre o tema corrupção, citou o vice de Agnelo, Tadeu Filippelli. Depois, foi a vez do petista. Para se defender das denúncais veiculadas no programa eleitoral da adversária sobre a Operação Shaolin, tentou constrangê-la ao desqualificar os depoimentos utilizados no horário político de Weslian.

O primeiro e único debate em que Weslian Roriz compareceu neste segundo turno mostrou uma candidata um pouco mais segura diante das câmeras. Ainda assim, ela se atrapalhou com a papelada preparada por sua assessoria, confundiu-se em alguns momentos e, na maior parte das suas intervenções, desperdiçou o precioso tempo de exposição na televisão %u2014 em uma das respostas, deixou de usar 48 dos 90 segundos a que tinha direito. Até mesmo no último bloco, o das considerações finais, quando Weslian poderia discursar por 150 segundos, sua fala acabou quando o cronômetro mostrava que ela ainda tinha mais 53 segundos.

Ao ser estimulada pela mediadora Cristina Serra, que sorteou o tema corrupção, Weslian tentou provocar Agnelo pela escolha de Tadeu Filippelli. Só que fez um raciocínio confuso e não chegou a citar o nome do peemedebista, tratando-o apenas como o vice, uma pessoa que o grupo Roriz conhece de dentro de casa. Filippelli foi casado com Célia, sobrinha da candidata, que aliás é a grande mentora da investida política do ex-braço direito de Roriz. Como Weslian não concluiu o pensamento, Agnelo também não se sentiu na obrigação de dar satisfações.

Na primeira pergunta sobre tema livre que Weslian teria de fazer a Agnelo, a candidata escolheu saúde, assunto predileto do petista. Durante todo o tempo, ela chamou o adversário, que é médico, de Dr. Agnelo. A ex-primeira-dama disse que consultou seu vice, Jofran Frejat, também médico, sobre a promessa de Agnelo, que se eleito, pretende assumir a Secretaria de Saúde e governar o DF ao mesmo tempo. %u201CComo vai dar conta do resto do governo?%u201D, questionou.

Agnelo aproveitou a levantada de bola de Weslian e cortou: %u201CO sistema público de saúde está na UTI, uma humilhação para o nosso povo. Portanto, vou assumir na fase inicial. Faremos um diagnóstico na transição, com medidas emergenciais no primeiro dia de governo%u201D. Na tréplica, Agnelo questionou a adversária sobre o compromisso de criar a Cidade da Saúde. Ela demonstrou pouco conhecimento do programa que é um dos carros-chefe da campanha do marido.

Agnelo usou as considerações finais para se defender dos depoimentos de testemunhas da Operação Shaolin, veiculados no horário eleitoral. Disse que elas têm ficha na polícia e acusou a campanha da oponente de pagar para obter o relato contra o petista. %u201CEstou sendo vítima de um ataque sórdido.%u201D Weslian rebateu: %u201CNinguém vai para a televisão para dizer o que não existe%u201D.

CANDIDATA BOMBA NO TWITTER » Dez minutos depois de iniciado o debate, o nome da candidata do PSC já estava entre os trending topics brasileiros no Twitter. Ela começou na sétima posição e, em pouco tempo, foi galgando os postos mais altos do ranking. Em média, a cada 10 segundos, 300 novos comentários eram adicionados. Eleitores de outros estados também acompanharam o debate. No fim do embate de ideias, os tópicos Weslian, Weslian/Agnelo, Weslian/DF e Weslian Roriz registravam o primeiro, o terceiro, o quarto e o nono lugares, respectivamente, na lista de temas mais comentados pelos brasileiros.

POLICIAL AFASTADO » O chefe do Departamento de Combate ao Crime Organizado (Deco) da Polícia Civil do DF, Guilherme Nogueira, será exonerado do órgão e trocado de delegacia. A informação foi confirmada na tarde de ontem pelo diretor da corporação, Pedro Cardoso. A Deco está à frente da Operação Shaolin, que apura supostos desvios de dinheiro público do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, à época em que Agnelo Queiroz (PT) era titular da pasta. Apesar disso, Cardoso afirma que não há conotação política na substituição, já que caso é conduzido pelo delegado Gian Carlos. Na versão oficial, a substituição de Guilherme Nogueira ocorreu após a apreensão de um fuzil roubado do Exército esta semana. Segundo entendimento da direção do Departamento de Atividades Especiais (Depat), o flagrante teria de ter sido feito pela Deco, que não realizou a operação. A divergência teria sido a gota d%u2019água para a exoneração, que, segundo Cardoso, foi a pedido de Guilherme Nogueira.

AGENDA

Confira os principais compromissos dos dois candidatos ao Buriti previstos para hoje:

Agnelo Queiroz (PT) 10h %u2014 Caminhada no Shopping Popular, no Setor de Áreas Isoladas Norte (ao lado da Rodoferroviária)

12h %u2014 Almoço no Restaurante da Universidade de Brasília (UnB), no câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte

15h %u2014 Caminhada no Taguacenter e Mercado Norte. Concentração em frente ao Taguacenter, na QNG, em Taguatinga Norte

22h30 %u2014 Debate dos presidenciáveis na Rede Globo com Dilma Rousseff

Weslian Roriz (PSC) 8h %u2014 Participação em missa

10h %u2014 Reunião com a coordenação da campanha, no Park Way

16h %u2014 Carreata em Taguatinga. Concentração na entrada da QNM

Leonardo Arruda/Esp. CB/D.A Press SEM CONFRONTOS

Para evitar o confronto ocorrido entre os militantes no debate do primeiro turno, a Polícia Militar montou um forte esquema de segurança. De acordo com o capitão Senna, do 3º Batalhão da PM, foram destacados 21 homens para patrulhar a porta da TV Globo, 15 policiais de cavalaria, duas equipes de trânsito, dois carros da corporação, além de soldados espalhados pelo SRTVN e nas vias W2 e W3 Norte. Grades protegiam a frente do prédio da emissora. Do lado de dentro do cercado, ficou uma base da polícia. A PM montou uma estrutura para dividir os dois grupos. A parte voltada para a W3 Norte foi destinada aos simpatizantes de Weslian Roriz. No lado oposto, próximo ao Shopping ID, estava a área reservada aos militantes petistas. Até o início do debate, apenas um partidário de Agnelo Queiroz marcou presença. Cerca de 80 rorizistas estavam no local com bandeiras e um carro de som tocando jingles da candidata do PSC. Em determinado momento, uma bomba (fogo de artifício) foi jogada na direção dos policiais, partindo da área dos militantes rorizistas . Os policiais, a partir daí, se organizaram em um cordão de frente para eles. No fim do debate, outra bomba partiu da mesma direção. (Mariana Laboissière)

UMA DECISÃO PESSOAL

Weslian Roriz tomou sozinha a decisão de ir ao debate. O marido foi contra. Joaquim Roriz achava até a véspera do embate na TV que a participação da ex-primeira-dama era desnecessária. Ele tem a opinião de que a mulher não deve ser mais exposta do que já foi. Uma forma de protegê-la. Mas foi Weslian quem se mostrou preparada para voltar ao palco, que, se de um lado lhe projetou como candidata de fato ao governo no primeiro turno, também causou constrangimento em função das gafes cometidas em sua estreia.

Desde o primeiro dia do segundo turno, Weslian vinha sendo treinada para enfrentar jornalistas e o próprio oponente, Agnelo Queiroz. Mesmo assim, evitou todos os debates marcados no último mês. Com relação ao programa de ontem, ela disse à equipe que se sentia preparada. A partir do estado de espírito dela, a equipe intensificou o preparado. Eram cinco horas da manhã e parte dos assessores aguardavam Weslian na QI 11 do Lago Sul, onde funciona a produtora TV Mais, contratada pela campanha de Roriz.

A ex-primeira-dama chegou às 9h com empadinhas da fazenda que levou para a equipe. Durante duas horas, foi aconselhada por quatro pessoas e assistida por outras 15, que fazem parte da produção e estavam sob o comando do marqueteiro Dimas Thomas. A principal orientação a Weslian foi para que ela fosse natural. %u201CEla é uma pessoa que tem carisma, esse é o forte de dona Weslian. Tentamos explorar isso%u201D, disse um dos integrantes da equipe que preparou Weslian.

As três filhas da candidata e Roriz estiveram na produtora para acompanhar Weslian, que também gravou o último programa para o horário eleitoral. Na despedida, a candidata chorou. Disse diante das filhas e do marido que se sentia uma mulher mais forte, mais realizada. (LT)