Título: Cúpula do PT opta por Humberto Costa
Autor: Lima , Vandson
Fonte: Valor Econômico, 06/06/2012, Política, p. A9

É uma situação inusitada no Brasil e na história do PT. Um prefeito, no exercício do cargo, bem avaliado, com aprovação crescente e primeiro lugar nas pesquisas participa de uma prévia, vence, ela é anulada e a direção nacional resolve intervir e nomear outro candidato". Assim o prefeito do Recife (PE), João da Costa, resumiu as circunstâncias que o levaram a abandonar a reunião da comissão executiva nacional do partido, ontem, em São Paulo, que decidiu o concorrente da sigla na capital pernambucana. O candidato será o senador Humberto Costa.

Em nota emitida depois da reunião, a cúpula do PT afirmou que o processo político para a escolha do candidato no Recife "se esgotou" e que Humberto Costa "reúne as melhores condições para liderar a campanha pela continuidade e aprofundamento das conquistas acumuladas na administração do Recife nos últimos 12 anos".

Ao abandonar a reunião, João da Costa contou que, dez minutos antes de o encontro ocorrer, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o chamou para conversar e disse que a avaliação política dos mandatários do partido era que sua candidatura se tornara insustentável e, por isso, seria melhor desistir em prol da candidatura de Humberto Costa. "Achei então desnecessário participar de um debate em que já havia uma decisão tomada", afirmou o prefeito, que saiu andando da sede nacional do PT até uma rua próxima para tomar um táxi.

O episódio põe fim a um imbróglio de muitos episódios que rachou o PT pernambucano e se mistura às negociações do partido por uma aliança com o PSB em São Paulo, onde o partido terá Fernando Haddad como candidato à prefeitura. O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, seria, segundo interlocutores, contrário à candidatura de João da Costa à reeleição.

João da Costa foi eleito em 2008 com apoio de seu antecessor e correligionário, o hoje deputado federal João Paulo. Os dois romperam relações pouco tempo depois de o atual prefeito ser empossado. Com o PT local dividido entre apoiar João da Costa à reeleição ou uma nova candidatura de João Paulo, este último desistiu de participar das prévias do partido e apoiou Maurício Rands, secretário de Governo de Eduardo Campos e seu preferido na disputa.

As prévias aconteceram, João da Costa as venceu, mas o resultado foi anulado por "falhas registradas no processo". Uma nova prévia foi marcada e colocou-se à mesa a possibilidade de os candidatos desistirem em favor de Humberto Costa. Rands aceitou, mas o prefeito manteve a postulação.

"De certa forma estamos todos nós, que militamos no partido, tristes e indignados em saber que uma decisão da base do PT do Recife, feita de forma democrática, em um processo de votação, foi cancelada", avaliou o prefeito. Ele disse ainda não saber como e se recorrerá da decisão, chegando inclusive a dizer que pode ou não acatá-la, o que poderia fazê-lo deixar o PT. "Posso ou não acatar e deixar o partido". Para Costa, a direção nacional terá de arcar com as consequências da intervenção. Questionado se apoiaria a candidatura de Humberto Costa, o atual prefeito ironizou: "Nem sei se ele quer meu apoio, né? Falaram tão mal do governo e do prefeito... lançaram até manifesto dizendo que eu fraudei as prévias, que sou centralizador, não gosto de política e do diálogo."

Eduardo Campos deve se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois do feriado de Corpus Christi para formalizar a adesão do PSB a Haddad. O partido deve ser o primeiro a declarar apoio ao pré-candidato do PT em São Paulo.

Tido como o principal concorrente da oposição no Recife, o deputado federal Raul Henry (PMDB) não escondeu a contrariedade com a intervenção petista, por considerar que seria mais fácil derrotar João da Costa nas urnas. (Colaborou Murillo Camarotto, do Recife)