Título: PT escolhe nome para vice de Lacerda
Autor: Moura , Marcos de
Fonte: Valor Econômico, 11/06/2012, Política, p. A10

O PT escolheu ontem o deputado federal Miguel Corrêa Júnior como candidato ao cargo de vice-prefeito de Belo Horizonte. Ele vai compor a chapa com o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB), cuja reeleição em outubro é vista como muito provável.

Ligado ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, Corrêa Júnior entrará na disputa em meio a especulações de que Lacerda, se reeleito, poderá deixar a prefeitura em 2014 para disputar o governo do Estado. Nesse cenário, o vice herdaria a prefeitura daqui a dois anos.

Novato no PT, Miguel Corrêa Júnior bateu na disputa interna do partido outros seis pré-candidatos. Ontem, na votação dos delegados do PT, a disputa se afunilou para três e depois para dois nomes.

Corrêa Júnior é tido no partido como alguém com um perfil mais político - e não tão técnico como alguns dos outros pré-candidatos. E, portanto, ganhando ou não a prefeitura em 2014, ele surge como candidato natural a prefeito em 2016.

Esse talvez seja o único traço que preocupe Marcio Lacerda, segundo um interlocutor do prefeito. O receio é de que Corrêa Júnior se ocupe mais de fazer política pensando nas próximas eleições e menos na administração pública. Foi o que, segundo aliados de Lacerda, aconteceu nos últimos anos com o atual vice-prefeito, o petista Roberto Carvalho, que nunca escondeu sua pretensão de disputar a Prefeitura. Os dois têm uma relação ruim na prefeitura.

Corrêa Júnior mantém uma boa relação com o prefeito. Foi um dos coordenadores da campanha dele em 2008 e um dos líderes petistas que, nos últimos meses, defenderam que o partido apoiasse novamente o prefeito nas próximas eleições. Em 2008, Lacerda foi eleito com apoio do atual senador Aécio Neves (PSDB) e de Pimentel. O PSDB está novamente ao lado de Lacerda nas eleições deste ano.

Ontem, ao ser perguntado sobre como via as chances de assumir a cadeira de prefeito em 2014, Corrêa Júnior disse: "A minha aposta para 2014 sempre foi o ministro Fernando da Mata Pimentel, com quem eu tenho uma relação muito especial e muito próxima. Ele é o meu candidato."

Para o deputado estadual do PT, Rogério Correia, crítico do governo Lacerda, a escolha de Corrêa Júnior representa uma peça do quebra-cabeças que o PT já estaria montando com vistas a uma esperada tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

O cenário que Correia e outros petistas mineiros desenham atualmente é esse: Corrêa Júnior assumiria a prefeitura em 2014 e o PT abriria mão de apresentar um nome para disputar o governo do Estado em favor de Marcio Lacerda; o PSB do presidenciável Eduardo Campos ganharia um governo de Estado em troca de apoio a Dilma; e não cobraria a Vice-Presidência, que ficaria com o PMDB.

Márcio Lacerda já disse que não está nos seus planos disputar o governo do Estado, mas aliados dizem que ele poderá sim entrar na disputa, dependendo das circunstâncias.