Título: Para Datafolha, vitória de Lula no 1º turno está mantida
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/09/2006, Política, p. A9

O escândalo sobre o dossiê contra os candidatos do PSDB ao governo de São Paulo e à Presidências da República, José Serra e Geraldo Alckmin, aparentemente ainda não teve reflexos sobre as intenções de voto da população. Ontem à noite, o Jornal Nacional, da Rede Globo, divulgou pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, entre domingo e segunda-feira, que aponta manutenção da tendência de eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já no primeiro turno.

Lula continuou com 50% da preferência dos eleitores, patamar que vem mantendo desde o levantamento divulgado no dia 21 de agosto, quando subiu de 47% para 49% - considerando-se a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Seu principal adversário, o tucano Geraldo Alckmin, subiu um ponto percentual, de 28% para 29% das intenções de voto. A senadora Heloísa Helena, do P-SOL, manteve a terceira colocação, com os mesmos 9%, e o senador Cristovam Buarque,

do PDT, subiu de 1% para 2%. Os demais candidatos - Ana Maria Rangel (PRP), José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Luciano Bivar (PSL) - não conseguiram obter 1% das menções.

Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, o presidente Lula estaria entre 48% e 52% das intenções de voto, enquanto o candidato tucano encontra-se entre 27% e 31% das preferências.

Na simulação de um segundo turno entre o presidente da República e o ex-governador de São Paulo, a situação também mudou pouco em relação à última pesquisa: Lula ficou nos mesmos 55% do levantamento anterior, contra 38% de Geraldo Alckmin, com um ponto percentual a mais.

A pesquisa Datafolha também mostrou que a aprovação do governo Lula interrompeu a trajetória de queda que vinha sendo observada desde o levantamento de 21 de agosto, quando alcançou o pico de 52% de avaliações como "ótimo ou bom". Desde então, caiu para até 46% e agora voltou aos 48% registrados no início deste mês.

De acordo com o Datafolha, 34% dos entrevistados consideram o governo Lula como "regular" - um ponto percentual a menos do que na pesquisa anterior. As avaliações "ruim ou péssimo" mantiveram os mesmos 18% observados nas duas últimas pesquisas, nos dias 5 e 11 de setembro.

Com esse resultado, a aprovação do governo Lula volta a superar em um ponto percentual o melhor resultado obtido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que comandou o país entre 1995 e 2002. O ápice do governo FHC foi registrado em dezembro de 1996, classificado como "ótimo ou bom" por 47% dos entrevistados.

Em relação aos presidentes anteriores, Itamar Franco (1992 a 1994) conseguiu seu melhor resultado - 41% - em dezembro de 1994, embalado pelo sucesso do Plano Real. Seu antecessor, Fernando Collor de Mello (1990 a 1992), chegou a obter 36% de aprovação, em junho de 1990.

A pesquisa do Datafolha ouviu 7.735 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro (domingo e segunda-feira), em 353 municípios do país.