Título: Atividade recua de novo em maio na indústria de SP
Autor: Giffoni , Carlos
Fonte: Valor Econômico, 29/06/2012, Brasil, p. A2

Após mais um resultado negativo da indústria de transformação paulista no ano, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) revisou para baixo sua previsão para o Indicador de Nível de Atividade (INA) em 2012. A expectativa anterior, que era de estabilidade no ano, foi revisada para uma queda de 2%, segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos.

Na comparação dessazonalizada com o mês anterior, a atividade da indústria de transformação paulista cresceu apenas em fevereiro (1,3%). O resultado de maio, divulgado ontem, foi de queda de 0,6%. Em abril, a queda tinha sido de 0,3%; em março, de 1,1%; e em janeiro, de 1,6%, sempre em relação ao mês anterior com ajuste.

"No acumulado do ano, a produção da indústria paulista apresenta queda de 6,3%. Assim, se estamos prevendo queda de 2% para 2012, acreditamos numa forte recuperação no segundo semestre", afirmou Francini. O economista acredita que o pacote anunciado ontem pelo governo vai contribuir para essa retomada do setor. "Não existe medida que, sozinha, traga grandes resultados. É a soma de um câmbio próximo a R$ 2,10, queda da Selic, da TJLP e de outras medidas que têm efeito", explica.

A indústria paulista também usou menos os seus equipamentos. Em maio, o nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) recuou 0,6%, com ajuste sazonal, para 80,4%. A Fiesp destacou o setor de máquinas e equipamentos, cuja atividade cresceu 1,1% em maio, na comparação com abril, considerando os ajustes sazonais. No ano, a alta do setor é de 8% em relação aos mesmos meses de 2011.