Título: Campanha de Lula perdeu mais tempo
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 21/09/2006, Política, p. A7

O Tribunal Superior Eleitoral fez, ontem, um balanço das perdas de tempo de campanha dos principais candidatos à Presidência e o resultado, a dez dias das eleições, é amplamente desfavorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quer perdeu 40 minutos e 55 segundos, segundo o TSE. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), perdeu apenas 2 minutos.

O resultado reflete o maior rigor do TSE na análise da propaganda e, principalmente, o incômodo dos ministros do tribunal com os abusos cometidos na campanha da reeleição. Lula perdeu a maior parte de seu tempo por causa das chamadas "invasões" nos tempos dos candidatos nos Estados.

O TSE considerou que o presidente usou o tempo destinado aos candidatos petistas a seu favor. Por isso, tiraram o tempo de Lula nacionalmente, a cada vez que ele apareceu falando de seu governo no horário dos candidatos estaduais. Os ministros reclamaram bastante da reeleição que, segundo o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, desequilibra a disputa a favor do presidente.

O presidente Lula ainda pode recorrer contra algumas das condenações ao plenário do tribunal. Na verdade, os 40 minutos e 55 segundos ainda não foram totalmente aplicados. Lula sofreu 83 representações por abuso ou desvio em sua propaganda. Dessas, 44 já foram ratificadas pelo plenário. O TSE não soube quantificar o tempo que já foi perdido por Lula nessas 50 representações.

O presidente tenta salvar o seu tempo em outras 39 representações. Mas as chances são reduzidas, pois o TSE tem sido bastante rigoroso e as campanhas dos candidatos estaduais insistem em mostrar Lula. O presidente sofreu 33 representações por invasões na campanha da Bahia, 11 na Paraíba, 14 no Pará, 6 em Santa Catarina, 6 no Paraná, 6 em Minas Gerais, 3 no Distrito Federal e uma em Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Alckmin perdeu 2 minutos por causa de um único filme em que foram usados fantoches para ridicularizar o presidente e os escândalos do mensalão e dos sanguessugas. O TSE permitiu a crítica a esses escândalos em outros filmes da coligação PSDB-PFL, mas condenou a ridicularização através de bonecos. Alckmin sofreu 12 representações e foi condenado pelo plenário em 6.

Lula tem 7 minutos e 12 segundos por bloco de campanha. Alckmin tem 10 minutos e 18 segundos. (JB)