Título: Pesquisa mantém vitória de Serra no 1º turno
Autor: Costa, Raymundo e Vilella, Janaina
Fonte: Valor Econômico, 21/09/2006, Política, p. A10

A repercussão do dossiê com supostos fatos contra José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, não abalou a intenção de votos do tucano. Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha ontem, Serra continua como favorito na disputa pelo governo paulista, com 48% do eleitorado, e venceria no primeiro turno seu principal opositor, o senador Aloizio Mercadante, com 23%. O petista cresceu 5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado no começo do mês, e a diferença entre Serra e Mercadante caiu de 31 pontos percentuais para 25.

A primeira sondagem divulgada após a publicação de denúncias pela revista "IstoÉ", envolvendo políticos do PSDB na máfia dos sanguessugas, "provavelmente ainda não capta a repercussão de denúncias que envolvem dirigentes da campanha do presidente Lula à reeleição, como o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, divulgadas ontem", informou o Datafolha, em nota publicada no site do instituto.

O candidato do PSDB perdeu um ponto percentual, mas a oscilação está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Serra tem 56% dos votos válidos. Orestes Quércia, do PMDB, oscilou de 11% para 9% das intenções de voto. Carlos Apolinário, do PDT, manteve-se com 2% e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), obtém 1% dos votos. Os demais candidatos não chegaram a 1%.

Na hipótese de haver segundo turno, Serra teria 57% e Mercadante ficaria com 33% do total de votos. A vantagem do tucano caiu em dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, em que o tucano aparecia com 62% e o petista, 28%.

Em pesquisa espontânea, o número de eleitores que dizem votar em Serra oscilou de 27% na semana passada para 28%. Entre os que dizem votar em Mercadante o índice subiu de 10% pra 13%. O tucano tem rejeição de 21% dos entrevistados -um aumento de quatro pontos percentuais em uma semana. A taxa dos que não votariam de forma alguma em Aloizio Mercadante oscilou de 21% para 22%.

A pesquisa divulgada ontem pela Rede Globo foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, ouviu 2.030 eleitores em 64 municípios do Estado de São Paulo.