Título: Nádia Campeão é indicada para vice de Haddad
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/06/2012, Política, p. A7

O PT deve anunciar hoje a presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão, como a vice na chapa que terá o ex-ministro Fernando Haddad como candidato à Prefeitura de São Paulo.

O nome já era dado como certo ontem entre articuladores da campanha petista, mas havia o cuidado de não cravar a escolha, já que o presidente municipal do PSB, vereador Eliseu Gabriel, tem reunião marcada com Haddad hoje, às 13h. O partido, que havia indicado a deputada federal Luiza Erundina para o posto - ela renunciou depois que o ex-presidente Luiz Inácio da Silva selou aliança, com direito a foto, com o PP do deputado federal Paulo Maluf -, teme ficar deslocado na campanha e quer de Haddad garantias de participação em um futuro governo para então referendar a opção por Nádia. Líderes do PSB chegaram a sugerir aos petistas a formação de uma chapa pura, entregando a vice ao senador Eduardo Suplicy ou ao deputado estadual Simão Pedro.

Secretária municipal de Esportes durante a gestão de Marta Suplicy (2001 a 2004), Nádia está no PCdoB desde 1979, é engenheira agrônoma e foi candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Aloizio Mercadante (PT) em 2006. Ela foi um dos três nomes sugeridos pela sigla para a vice de Haddad. Além dela, o PCdoB propôs o vereador Jamil Murad e a deputada estadual Leci Brandão.

Contam a favor de Nádia a fidelidade partidária e o perfil discreto. Em meio ao escândalo que se abateu sobre a campanha de Mercadante com a repercussão do dossiê dos aloprados, quando petistas foram presos suspeitos de tentar comprar um dossiê com informações supostamente comprometedoras de José Serra (PSDB) - então candidato ao governo paulista e agora candidato à prefeitura - Nádia se manteve fiel à coligação e não fez declarações públicas que constrangessem ainda mais o grupo. (VL)