Título: Comício em tom de missa
Autor: Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 16/10/2010, Política, p. 8

Cânticos evangélicos e mensagens católicas. Ao lado do presidente Lula, a campanha de Dilma Rousseff em São Paulo mais parecia um evento religioso do que eleitoral

São Paulo ¿ ¿Glória, glória, aleluia, louvemos ao Senhor.¿ ¿Pai Nosso que estais no céu¿¿ Não, não era uma missa. Discursos de pastores, com cânticos evangélicos e uma mensagem especial do padre Júlio Lancelotti, da Pastoral da Criança, abriram o comício da presidenciável do PT, Dilma Rousseff, ontem, em São Miguel Paulista, bairro de periferia da Zona Leste de São Paulo. Lá, onde o PT venceu os tucanos para o governo estadual e na eleição presidencial, a ordem foi segurar os votos, colocando pastores lado a lado com Dilma e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente fechou o comício chamando de ¿falta de caráter e de hombridade¿ os ataques feitos contra Dilma. ¿Já conhecemos esse tipo de preconceito contra mulher, inclusive a propaganda no submundo religioso. Tentaram abusar da boa-fé do povo para criar terrorismo¿, disse Lula, que ainda criticou a propaganda do rival de sua pupila, José Serra (PSDB) na TV: ¿É uma vergonha. Estão fazendo uma campanha mentindo e difamando. Vivi isso em 1982, em 1986, em 1989, em 1994 e em 1998, até que, em 2002, o povo disse: `Chega!¿ Chegou a hora de colocar os de baixo no lugar dos de cima. E foi justamente contra o Serra¿, lembrou Lula.

Antes de Dilma e Lula chegarem ao local do comício com mais de uma hora de atraso, o padre Lancelotti colocou todos os religiosos perfilados na frente do palanque: ¿Somos vários pastores, missionários e padres. Um mexicano e um boliviano, unidos aqui em defesa da fé. A palavra de Deus é a palavra da vida, não de condenação. Não se pode usar a palavra de Deus para condenar, muito menos para mentir. Estamos aqui para afastar o demônio da mentira, da calúnia, o demônio que destrói¿, disse o padre.

Em seguida, ele pediu a todos que refletissem: ¿Deus nos fez livres, com consciência, não com cabresto. Livres para escolher um caminho que defenda os pobres e as pessoas das injustiças e das maldades. Não usamos a palavra de Deus para fazer acordo com a discriminação. O Deus da Bíblia é o Deus dos que estão caídos à beira do caminho. Deus seja louvado e salve este povo¿, disse o padre, pedindo a todos na Praça do Forró que rezassem um Pai-Nosso.

Atraso Lula e Dilma chegaram às 21h20 ¿ com uma hora e meia de atraso. A petista falou 40 minutos depois de chegar à Praça do Forró. Em seu discurso, ela criticou Serra, voltando a acusar o tucano de querer promover uma nova onda de privatizações. ¿Descobrimos o pré-sal e aí o principal assessor do meu adversário diz que o governo Lula está errado, que temos que privatizar essa riqueza que está no fundo do mar. Querem entregar essa riqueza para as empresas internacionais¿, afirmou a presidenciável, que deixou o evento com um terço na mão, que ela recebeu de presente de uma religiosa.