Título: Queda de preço facilita acesso a impressoras
Autor: Saraiva, Jacílio
Fonte: Valor Econômico, 21/09/2006, Caderno Especial, p. F3

As impressoras são ferramentas de primeira necessidade para as empresas de serviços. Não há como tocar uma pequena companhia sem emitir comandas, notas fiscais ou boletos de pagamento. A boa notícia, segundo a consultoria IDC, é que os preços dos equipamentos de impressão caíram 70% nos últimos anos - e agora cabem no orçamento do pequeno empreendedor.

"Os modelos ganharam novos recursos e as firmas de serviços não precisam mais recorrer às gráficas para produzir material de escritório", diz Fábio Costa, presidente da IDC. Ao mesmo tempo, fabricantes como Oki Printing Solutions, Canon, Lexmark, Xerox e Samsung lançam impressoras a laser, mais modernas que as de tecnologia de jato de tinta, por preços a partir de R$ 500. E a avalanche de ofertas se justifica: 80% das vendas de produtos de impressão vêm do setor de pequenos prestadores de serviço.

Outra tendência observada pelos especialistas é o aumento da oferta de multifuncionais para os pequenos negócios. Os multifuncionais são equipamentos que reúnem recursos de impressora, copiadora, scanner e fax.

"Os multifuncionais economizam espaço físico e se adequam ao pequeno negócio por consolidar funções que antes exigiam mais de um equipamento", explica Cínthia Araújo, gerente de marketing da Xerox do Brasil.

Os fornecedores também torcem para que as micro e pequenas organizações ganhem fôlego extra nas contas por causa da diminuição da carga de tributos - e que essa economia gere uma maior demanda por soluções de TI. Alguns deles planejam que os negócios aumentem até 20% em 2007. "A informatização vai crescer visivelmente com a reforma tributária", confirma Patrick Dauga, presidente da consultoria Altran do Brasil.

De acordo com Américo Ribeiro Neto, diretor comercial da Oki Printing Solutions, dentro do setor de serviços, as companhias de engenharia, de informática e de arquitetura são as campeãs em volume de impressão e estão sempre em busca de novidades na área.

O chamariz da marca para esses empresários é a impressora laser colorida C5500n, capaz de reproduzir 20 páginas por minuto. Custa R$ 2 mil. "Para quem não pode pagar, nossos revendedores oferecem a possibilidade de locação", adianta.

Na Lexmark, o faturamento com pequenas e micro empresas de serviços chega a 30%. De olho neste mercado, a fabricante anunciou em agosto o multifuncional laser X342n. Conta com velocidade de 27 ppm, além de recursos de cópia, digitalização colorida, envio e recebimento de fax. Custa R$ 1.950.

"Os custos com impressão podem ser minimizados com a tecnologia laser, por conta do rendimento superior do toner, comparado aos cartuchos de tinta", diz Leonel da Costa, presidente da Lexmark.

Na HP, o carro-chefe para os empresários de menor porte é a Laserjet 1020. "A máquina oferece um custo de aproximadamente R$ 0,12 por página impressa", explica o gerente de marketing Luís Fernando Tedesco. O produto custa R$ 600, e pode ser pago em seis parcelas, nos varejistas conveniados.

Na Canon, 80% das vendas vêm do setor de pequenos prestadores de serviços. "A expectativa, com a entrada da nota fiscal eletrônica, é que os negócios nesse segmento cresçam 20% em 2007", garante Edmilson Freitas, gerente de vendas da Canon do Brasil.

Segundo Freitas, mesmo com a chegada da fatura digital, disponibilizada na internet, a necessidade das impressoras vai continuar por conta do aumento do volume de emissão a laser de documentos. Até o final do ano, a Canon tira da fábrica o multifuncional IR 1023, com funções de impressora, copiadora e aparelho de fax. "A meta é aumentar as entregas em 15%".

A Samsung também quer conquistar as pequenas companhias com o multifuncional SCX-4216F, que traz impressora laser, copiadora digital com velocidade de 17 ppm, scanner colorido e fax. "O destaque é um recurso que economiza o toner em até 40%", promete João Hiroshi, gerente de soluções da Samsung. A máquina ainda pode ser programada para enviar fax em horários com tarifas telefônicas mais baratas. Custa R$ 1,5 mil.