Título: Sem resposta para a ausência
Autor: Boechat, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 16/10/2010, Cidades, p. 37

Em dia de minicarreata pelo Guará ao lado do marido, Weslian Roriz não explica os motivos que a levaram a faltar ao primeiro debate visando ao segundo turno das eleições. E diz ainda desconhecer as justificativas alegadas em carta à emissora

Com o marido Joaquim Roriz a tiracolo, a candidata ao Governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC), participou de uma minicarreata no Guará II, no fim da tarde de ontem. Em aproximadamente uma semana de campanha rumo ao segundo turno das eleições, o ex-governador apareceu apenas duas vezes ao lado da mulher. A primeira se deu na última quinta-feira, em um comício em Ceilândia. Segundo a assessoria do casal Roriz, enquanto a candidata sai em busca de votos, ele recebe aliados em casa para agregar apoio político ao grupo azul. A presença do ex-governador nos próximos eventos de campanha, no entanto, não é garantida. Weslian explicou que ele só participou da carreata, ontem, porque ela pediu.

Quando a caminhonete preta do casal estacionou próximo ao Estádio do Cave, no Guará II, por volta das 17h, populares e militantes chegaram perto para abraçar e declarar apoio a Weslian e Roriz. Com pressa, os dois subiram no carro aberto para dar a largada na minicarreata. "Vamos fazer para o Guará o melhor que podemos fazer", prometeu a candidata. Ao ser questionada sobre a sua ausência no primeiro debate do segundo turno, na última quinta-feira, a ex-primeira-dama ficou sem resposta. Logo em seguida, o marido apareceu para tirá-la de perto dos holofotes. "Deixa ela trabalhar, gente", pediu. A participação de Weslian nos próximos debates ainda é uma incógnita. Segundo a assessoria, cada caso será pensado separadamente.

A candidata também disse desconhecer os motivos que a levaram a declarar "insegurança jurídica¿ na carta encaminhada à diretoria da Band para justificar a ausência no compromisso ¿ o adversário de Weslian nas urnas, Agnelo Queiroz (PT), contou com aproximadamente uma hora para expor as propostas no horário nobre da televisão. "Não estou sabendo de nada disso, não", disse, com a expressão carregada. Rapidamente, entrou no carro e fechou a porta. O candidato a vice-governador na chapa de Weslian, Jofran Frejat (PR), acredita que a insegurança tenha partido dos questionamentos judiciais contra o ex-candidato Joaquim Roriz ¿ as duas instâncias da Justiça Eleitoral enquadraram o político na Lei da Ficha Limpa e o Supremo Tribunal Federal não chegou a uma conclusão sobre o caso. ¿A campanha dele sangrou até o fim¿, alegou. Ainda assim, Weslian já participou de dois debates no primeiro turno.

Apesar de ser favorável à participação de Weslian nos confrontos televisivos do segundo turno, Frejat compreendeu o bolo da candidata no programa da última quinta-feira. ¿Ela é uma senhora que não está habituada a esta exposição e teria de enfrentar armadilhas feitas por pessoas que não a querem ali. Decisões políticas ela tem, mas essa malícia, não. Há pessoas armando pegadinhas para ela¿, defendeu. O candidato a vice explicou ainda que não participa da cúpula da campanha, responsável pelas decisões do dia a dia. ¿Ela decide se vai ou não nos próximos¿, finalizou. Até o fim das eleições, Agnelo e Weslian ainda terão seis oportunidades de debater as propostas diante da população do Distrito Federal. Uma delas promovida pelo Correio, com transmissão multimídia pela TV Brasília e pelo site www.correiobraziliense.com.br, no próximo dia 26.

Acenos O único compromisso público de campanha de Weslian, ontem, começou por volta das 17h20. A carreata saiu de um estacionamento próximo ao Estádio do Cave, no Guará II. Logo no início do percurso, o clã Roriz se deparou com um bandeiraço de militantes petistas. Os mais fervorosos trocaram xingamentos e gestos ofensivos, mas não houve confronto entre as duas torcidas. Alguns militantes azuis destruíram cavaletes e placas com o rosto de Agnelo. Independentemente da preferência, Weslian, Roriz e Frejat acenaram para moradores e comerciantes da cidade por aproximadamente uma hora. O carro aberto, batizado de Roriz Móvel, passou por estreitas ruas comerciais e residenciais apresentando a candidata ao GDF.

Como Weslian não discursa ao microfone no dia a dia da corrida eleitoral, o coordenador de campanha, Vatanábio Brandão, expôs ao longo do percurso as propostas de ampliação do metrô da Coligação Esperança Renovada. "O metrô é obra do nosso ex-governador", repetiu. Segundo ele, a campanha de Weslian Roriz deverá continuar no ritmo de corpo a corpo e carreatas ao longo da próxima semana. ¿É uma forma de aproximá-la da população. Percebemos que, com a conversa, a simpatia e o carisma da candidata, as pessoas acreditam nela e nas propostas¿, explicou. Segundo Vatanábio, a ex-primeira-dama tem cumprido apenas um compromisso público diário para dedicar o restante do tempo à gravação do programa eleitoral. Hoje, a carreata de Weslian será às 16h, em Brazlândia.

Desfalques A inauguração de um comitê suprapartidário em Ceilândia havia se tornado a oportunidade perfeita para o primeiro comício com Weslian e o candidato a vice-presidente de José Serra, Índio da Costa, lado a lado. A união foi selada pela coordenadora de campanha do PSDB no Distrito Federal e ex-administradora da cidade, Maria de Lourdes Abadia. O presidenciável não havia confirmado a presença por conflito de agenda de campanha. Na última hora, Índio da Costa desmarcou. Weslian e Roriz discursaram para aproximadamente 800 pessoas.

Proposta A expansão do metrô está entre as propostas de Weslian Roriz para o transporte público no Distrito Federal. Idealizado e desenvolvido pelo ex-governador Joaquim Roriz, o sistema sobre trilhos está ultrapassado para a quantidade de usuários e para o desenvolvimento das cidades. No plano de governo do casal Roriz está previsa a expansão do metrô para todas as cidades do DF, inclusive Águas Lindas (GO), no Entorno.

Agenda

Confira os compromissos de hoje da candidata do PSC ao Governo do Distrito Federal:

9h ¿ Gravação de programa para a propaganda eleitoral de TV, no Park Way 16h ¿ Carreata em Brazlândia, com concentração na entrada da Vila São José