Título: Locação de filmes via web atrai novos investimentos
Autor: Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 22/09/2006, Empresas, p. B4

O mercado de locação de filmes via internet deve ganhar um roteiro mais agitado nos próximos meses. Até o final deste ano, a Blockbuster, que até agora só aluga filmes por meio de suas 139 lojas, pretende iniciar um piloto em São Paulo para oferecer DVDs no modelo de assinatura mensal, tudo feito via internet.

Quem também decidiu entrar em cena é a IdeiasNet, companhia de investimentos em negócios ligados à tecnologia, que acaba de se tornar sócia da NetMovies, empresa especializada em aluguel de DVDs via internet. O valor do aporte não foi divulgado porque, segundo o diretor executivo da divisão IdeiasVentures, Marcelo Almeida, isso poderia inflacionar o mercado. Nos próximos meses, a IdeiasNet também quer absorver outras duas ou três operações neste mesmo setor, uma delas no Rio de Janeiro. A idéia é consolidar um mercado atualmente ocupado por pequenas operações, sem capacidade de crescimento estruturado.

Por trás destas apostas está o modelo de locação preconizado pela americana Netflix, que vem trazendo boas dores de cabeça para a Blockbuster nos Estados Unidos. Basicamente, a idéia oferecer um "plano de assinatura" em que o usuário pode assistir filmes sem prazo de devolução e sem multa, pagando apenas uma mensalidade.

A rota já atrai sites como o ClickMovies, que há quatro anos oferece locações no modelo tradicional, mas avalia entrar nas assinaturas, caminho que desde o início foi escolhido pelo Pipoca Online, criado em janeiro desse ano.

Para a Blockbuster, comenta o vice-presidente da rede, Marcos Vignal, o serviço de assinatura funcionará como "um balão de ensaio" para testar a locação via internet. A corrida da locadora para o meio digital, entretanto, está longe de ser uma resposta à entrada de concorrentes na locação on-line de filmes, diz o executivo.

Ao completar um ano no ar, o site da Blockbuster é hoje a maior loja de vendas de produtos da rede, respondendo por 6,5% de todas as transações, volume nada desprezível para uma empresa de locação que, como aponta Vignal, já tem 35% de seus negócios ligados a transações de vendas, contra 65% de aluguel de filmes.

A concorrência será forte, comenta Marcelo Almeida, da IdeiasNet, "mas a NetMovies estará pronta para a briga". O recente empreendimento da IdeiasNet, que começou a operar em fevereiro deste ano, atua na região da Grande São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, somando 12 mil assinantes. Nos próximos cinco meses, a empresa quer atender as maiores cidades das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. "Chegaremos a 20 mil usuários no primeiro trimestre de 2007, fechando o ano com 50 mil clientes", garante o presidente e fundador da empresa Daniel Topel, que permanecerá no comando da NetMovies.

Para ganhar mercado, a empresa aposta em seu modelo logístico. Com 30 mil DVDs armazenados em um único centro de distribuição em São Paulo, a NetMovies usa transporte aéreo para atender o Rio, alternativa que será levada a outras cidades. Na ponta do processo estão outras duas empresas de logística, que colocam seus motoboys nas ruas para entregar e retirar filmes, com prazo de entrega de um dia. Para baratear o preço do frete e facilitar o armazenamento, a empresa abriu mão da tradicional caixinha de DVD, e adotou um envelope plástico, similar ao utilizado hoje pelo bancos, na entrega de talões de cheques.

Com a chegada do investidor, a NetMovies quer faturar R$ 12 milhões em 2007, saltando para R$ 50 milhões no ano seguinte.

O aumento no uso de novas tecnologias na locação de DVDs já preocupa e muito as 12 mil locadoras espalhadas pelo país, segundo Arturo Netto, diretor executivo da União Brasileira do Vídeo. Essa perturbação, porém, por enquanto tem passado bem longe da internet. "O maior concorrente do setor hoje se chama pirataria", diz. Atualmente, as cópias ilegais atingem 40% do mercado de DVDs do país.