Título: Palocci receberá salários por quarentena
Autor: Sousa , Yvna
Fonte: Valor Econômico, 03/07/2012, Política, p. A5

Após aplicar duas censuras éticas ao ex-ministro Antonio Palocci, a Comissão de Ética Pública da Presidência aprovou ontem o pagamento do equivalente a quatro salários que o ex-titular da Casa Civil recebia. Ou seja, pouco mais de R$ 106,8 mil. A informação foi confirmada ontem pelo presidente da Comissão de Ética, Sepúlveda Pertence, após reunião do colegiado.

A indenização é um direito daqueles que deixam cargos na alta administração federal e que cumprem quarentena obrigatória de quatro meses antes de assumir qualquer cargo em empresa privada. O colegiado atestou que Palocci cumpriu o período de afastamento e que, portanto, tem direito à remuneração.

Antonio Palocci deixou a Casa Civil em junho de 2011 sob suspeita de exercer tráfico de influência por meio de sua empresa de consultoria, a Projeto. Somente em 2010, antes de assumir o cargo e durante o período de transição do governo, Palocci recebeu R$ 20 milhões pelos trabalhos. O ex-ministro deixou o governo sem divulgar quais foram os seus clientes.

As duas sanções a Palocci foram aplicadas após a renúncia ao cargo, por considerar que ele agiu de forma antiética. A censura ética é uma punição destinada aos que já deixaram o governo e funciona como uma mancha no currículo, mas não impede os censurados de assumir novos cargos públicos.

A comissão deixou de analisar os processos contra o ministro Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Segundo Pertence, por "problemas burocráticos", Pimentel só foi notificado na semana passada sobre o procedimento preliminar que foi aberto contra ele no início de junho. A comissão apura o uso, pelo ministro, de um avião fretado por empresário para participar de um fórum empresarial em Roma, Itália. Fernando Pimentel tem dez dias para apresentar sua defesa.