Título: Vale fecha contratos de longo prazo com chineses
Autor: Durão, Vera Saavedra
Fonte: Valor Econômico, 22/09/2006, Empresas, p. B6

A Companhia Vale do Rio Doce anunciou ontem que fechou dois contratos de longo prazo de fornecimento de minério de ferro com siderúrgicas chinesas. Foi estendido seu contrato de longo-prazo com a Beitai Iron & Steel Group, envolvendo o fornecimento de 4,2 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, até 2031. Segundo nota da companhia, este é o contrato de maior duração assinado pela Vale com clientes chineses e o volume pode ser aumentado para 7,2 milhões de toneladas a partir de 2009.

Um novo contrato de longo prazo foi assinado com a Maanshan Iron & Steel para fornecimento de minério de ferro de 2007 a 2013. Em 2007 serão fornecidos 7 milhões de toneladas, podendo alcançar 8,3 milhões de toneladas/ano a partir de 2009. Em termos de volume anual, este é o segundo maior contrato assinado na história da Vale com clientes chineses.

Para Marcelo Aranha, analista da Fator Corretora, a iniciativa das grandes usinas de aço da China de assinarem contratos de fornecimento de minério de longo prazo com a Vale está indicando que elas estão preocupadas com escassez do insumo nos próximos anos, razão pela qual estão garantindo seu fornecimento. Esse comportamento indica ainda que o mercado spot, do qual a China é cliente, corre risco. O problema é que o governo indiano, interessado em estimular sua indústria siderúrgica, está restringindo as exportações de minério.

A Vale assinou um memorando de entendimentos com o grupo Shougang Iron & Steel, segundo maior siderúrgica chinesa. (VSD)