Título: Tranquilidade nos postos de justificativa
Autor: Filgueira, Ary; Sacramento, Mariana; Trindad,Naira
Fonte: Correio Braziliense, 01/11/2010, Cidades, p. 38

As 34 seções de justificativa organizadas pelo TRE-DF tiveram um movimento tranquilo. Por ali passaram turistas, passageiros em trânsito, trabalhadores e eleitores residentes no Distrito Federal e com títulos em outros estados. O movimento foi maior no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, por onde, até as 16h, haviam passado cerca de 1.800 pessoas. Entre elas estava o casal de namorados Ana Cecília Dantas e Basile Christopoulos, de Maceió. Eles chegaram a Brasília na quinta-feira para um congresso sobre direito constitucional e ficaram para conhecer a cidade. Decidimos passear. A avó dele viajou antes para votar, contou Ana, que tinha preferência por Dilma Rousseff.

Os postos de justificativa também atenderam um grupo especial de trabalhadores: aeronautas e motoristas de ônibus e caminhão, profissionais que atuam em viagens e nem sempre estão nos locais onde possuem domicílio eleitoral nos dias de pleito. Foi o caso dos comissários de bordo Juventino de Paula, Djukayane Notoro e Tarsila Soares, que não chegariam a São Paulo, onde votam, a tempo de participar da disputa presidencial. A situação incomodou a descendente de croatas Djukayane, que defendeu uma regra especial para eleitores em situações idênticas à dela. Somos cidadãos e temos direito de votar. Acho que a Justiça Eleitoral deveria criar um voto em trânsito especial (para nós), defendeu a simpatizante de José Serra.

Até dezembro Quem não conseguiu votar no segundo turno das eleições tem 60 dias justificar a ausência. O prazo para esclarecer os motivos de não comparecimento no primeiro turno do pleito termina em 2 de dezembro. Já os que faltaram no segundo turno têm até 30 de dezembro para se explicar. Para isso, o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral em que estiver inscrito munido de documentos que comprovem o motivo da ausência ou enviar o requerimento de justificativa eleitoral preenchido e assinado, acompanhado da documentação comprobatória ao cartório em que estiver inscrito. As agências dos Correios não fazem mais justificativas. É possível obter informações e imprimir o requerimento de justificativa no site www.tre-df.jus.br. Aqueles que não prestarem contas com a Justiça Eleitoral ficarão impedidos, entre outras medidas, de tomar posse em concurso público, receber remuneração em emprego público e tirar passaporte.

Urna eletrônica para exportação

Ana Clara Brant

Representantes de 26 países, entre embaixadores, diplomatas e ministros, conheceram o processo eleitoral brasileiro em um projeto realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Eles passaram todo o domingo percorrendo várias zonas eleitorais. Além de acompanhar a votação e a apuração, o grupo teve um encontro com o presidente do TRE-DF, desembargador José Mariano.

O embaixador do México no Brasil, Alejandro De La Peña, afirmou que está fascinado com a urna eletrônica. Ele revelou ainda que seu país e o Brasil estão trocando experiências sobre o processo eleitoral e que, aos poucos, a votação mexicana está aderindo ao modelo eletrônico. No primeiro turno, eu acompanhei por conta própria as eleições em Brasília, e outros mexicanos estiveram em São Paulo e no Rio de Janeiro também. O processo eleitoral brasileiro é muito interessante, porque é rápido, seguro e transparente, declarou.

Confiável Joram Mukama Biswaro, embaixador da Tanzânia no Brasil, onde também foram realizadas eleições presidenciais ontem, disse que seu país também pode aderir ao sistema brasileiro. É extremamente confiável. Praticamente sem riscos de fraude, apesar dos hackers, frisou Biswaro.

Já a embaixadora de Barbados, Yvette Goddard, também elogiou o modelo adotado pela Justiça Eleitoral brasileira. Para ela, é um grande avanço para qualquer nação ter um sistema de votação eficaz que permite conhecer em pouco tempo os eleitos. Espero que outros países sigam esse exemplo, porque ele só tem vantagens, ressaltou.