Título: Mapa mostra uma ampla vitória
Autor: Amorim, Diego; Araújo, Saulo
Fonte: Correio Braziliense, 01/11/2010, Cidades, p. 30

Agnelo vira o jogo em regiões onde Weslian venceu no 1º turno - Paranoá e Lago Norte, por exemplo - e ainda garante vantagem em locais como a Asa Sul, onde foram registrados os maiores índices de votos nulos e de abstenções. Petista ganhou em 19 das 21 zonas

O governador eleito Agnelo Queiroz (PT) venceu em 19 das 21 zonas eleitorais do Distrito Federal. A candidata derrotada, Weslian Roriz (PSC), recebeu mais votos que o adversário apenas em Samambaia e no Recanto das Emas, redutos políticos do marido, Joaquim Roriz. Ainda assim, liderou com uma margem muito pequena nas duas cidades. No primeiro turno, em 3 de outubro, ela também venceu no Paranoá, no Itapoã, no Lago Norte, no Varjão, em Taquari e na Granja do Torto, onde Agnelo virou o jogo e, no segundo turno, conquistou a preferência de 28.455 eleitores, o que representa 50,96% do total de eleitores dessas localidades.

Apesar da vitória folgada do petista, o resultado das urnas mostra que boa parcela do eleitorado brasiliense não se identificou com nenhuma das duas forças apresentadas. Em todas as regiões, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o número de votos nulos aumentou no segundo turno: o índice geral ficou em 7,38%, contra 6,13% no primeiro, o equivalente a 109.266 e 95.130 eleitores, respectivamente. A maior quantidade de insatisfeitos está na Asa Sul, onde uma em cada 10 pessoas fez essa escolha. Dos 82.896 votantes que compareceram às urnas na região, 9.126 anularam o voto.

O pífio desempenho de Weslian em currais eleitorais tradicionalmente rorizistas, como Ceilândia, Riacho Fundo, Planaltina e mesmo Samambaia, pode estar ligado ao fato de a coligação Esperança Renovada ter investido pouco nesses lugares, contando com apoio garantido. Na última semana, o coordenador da campanha de Weslian, Vatanábio Brandão, comentou que muitos partidários do clã Roriz andavam decepcionados. Muitas pessoas ficaram magoadas por não termos ido a locais que já eram nossos, contou.

A zona onde Agnelo obteve maior vantagem no segundo turno foi a 11ª, que compreende Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal. Nessa região, o governador eleito obteve 26,85% a mais na comparação com o primeiro turno e conquistou 80,13% dos votos válidos, contra 19,87% de sua adversária. No Plano Piloto, o petista registrou o maior crescimento em relação a 3 de outubro. Na 14ª zona (Asa Norte e Vila Planalto), o novo chefe do Executivo local cresceu 28,46%, alcançando 79,74% da preferência. Na Asa Sul, ele foi o escolhido por 77,56%, um salto de 28%. Weslian Roriz não conseguiu conquistar votos na mesma proporção que o concorrente; seu maior avanço foi em Samambaia: 15%.

Preocupação O percentual de abstenções no DF (leia mais sobre o assunto na página 38) pulou de 15,44%, no primeiro turno, para 19,31% no pleito de ontem. O feriado prolongado entre o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, e o Dia de Finados, em 2 de novembro preocupava a coligação Um Novo Caminho, já que potencialmente o eleitorado de Agnelo tem renda maior e viaja mais.

A previsão confirmou-se, mas não o suficiente para mudar o resultado que todas as pesquisas de intenção de voto indicavam. Em um dos locais mais nobres da capital, a Asa Sul, 24.491 eleitores (22,81%) deixaram de comparecer às urnas, o maior percentual do DF. A segunda zona com mais faltosos foi a que abrange o Lago Sul e os condomínios do Jardim Botânico: 22,53% deixaram de exercer o direito de voto.