Título: Álcool tem alta média de 2,9% nos postos, diz ANP
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 16/01/2007, Agronegócios, p. B10

Os preços do litro do álcool ao consumidor registraram um aumento médio de 2,9% nos postos do país entre os dias 7 e 13 de janeiro em relação à semana anterior, de acordo com levantamento semanal realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na mesma comparação, o litro da gasolina teve alta de 0,1%.

Em relação ao preço médio das últimas quatro semanas, as cotações do litro do álcool ainda estão 6,9% mais elevadas. Neste caso, a gasolina subiu 0,23%.

Na sexta-feira passada, os preços do álcool na porta das usinas registraram ligeiro recuo na comparação com a semana anterior em São Paulo, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O litro do álcool anidro (misturado à gasolina) fechou a R$ 0,87458, queda de 0,4%, e do hidratado (usado como combustível) caiu 1,5%, para R$ 0,85517.

Em São Paulo, maior Estado produtor de cana-de-açúcar e consumidor de álcool combustível, o abastecimento com o álcool é viável e a paridade de preços com a gasolina ficou em 57,3%. Calcula-se que acima ou próximo de 70%, o abastecimento com gasolina compensa em relação ao álcool.

O levantamento da ANP mostra, ainda, que em dez Estados, sobretudo no Norte e em parte do Nordeste, a paridade do álcool com a gasolina está acima de 70%. Em outros seis Estados a paridade está acima de 65%, o que acendeu a luz amarela para o álcool. O restante está entre 60% e 65%, e somente em São Paulo está abaixo de 60%.