Título: Com ajuda de Lula, Haddad sobe 5 pontos em pesquisa
Autor: Klein , Cristian
Fonte: Valor Econômico, 18/06/2012, Política, p. A10

A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pré-campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, já começa a reverter em intenções de votos. Pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite no "TV Folha", mostra que o petista ganhou cinco pontos percentuais desde o levantamento anterior, feito no início de março, quando teve 3% das intenções de votos.

Com 30% das intenções de voto, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua a liderar a disputa pela prefeitura da capital paulista, contando com uma vantagem de nove pontos percentuais sobre o segundo colocado, Celso Russomanno (PRB), que detém 21%. Levantamento do Datafolha mostra que Serra se manteve estável desde a apuração realizada no começo de março, permanecendo na liderança com folga, apesar do avanço de seu adversário mais próximo. Russomanno ganhou dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

A terceira posição é dividida entre Haddad e Soninha Francine (PPS), com 8% cada. Em sentido contrário, Netinho de Paula (PCdoB), perdeu três pontos percentuais, saindo de 10% para 7%. Pouco atrás vem o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita, que perdeu um ponto percentual entre março e junho, ficando com 6% das intenções de voto. Paulinho da Força (PPS) saiu de 8% para 5%. Luiz Flávio D" Urso (PTB) e Carlos Giannazi (PSOL) tiveram 1%. Votos em branco e nulos somaram 9% e 3% não sabem ou não responderam.

Lula entrou efetivamente na campanha em abril, depois que exames realizados no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, mostraram a "ausência de tumor visível" na laringe. De lá para cá, o ex-presidente esteve com Haddad em diversos eventos públicos como a inauguração de um Centro de Educação Unificada (CEU), em São Bernardo do Campo, em 14 de abril; a visita da presidente Dilma Rousseff à exposição dos murais "Guerra e Paz", de Cândido Portinari, em 17 de maio; e o lançamento oficial da candidatura em 2 de junho. O ponto alto do período foi a entrevista de Lula ao "Programa do Ratinho", em 31 de maio. Haddad não só compareceu como foi convidado a participar do programa.

A exposição do petista também incluiu a escolha de sua companheira de chapa, a deputada federal Luiza Erundina (PSB). Em discurso, ela afirmou que vai procurar a senadora Marta Suplicy (PT), preterida na escolha do partido e ainda resistente a se engajar de fato na campanha.

Neste sábado, o PV oficializou apoio a Serra durante convenção estadual do partido na Assembleia Legislativa e sugeriu o nome do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, para vice.

Também neste fim de semana, mais duas pré-candidaturas foram oficializadas: Paulinho da Força (PDT), que terá como vice o consultor médico do Corinthians, Joaquim Grava, e Carlos Giannazi.