Título: Filé com alho ao lado do ex-marido
Autor: Feuerwerker, Alon
Fonte: Correio Braziliense, 01/11/2010, Política, p. 4

Enviada especial

Porto Alegre O último jantar de Dilma Rousseff antes de se tornar a mulher mais poderosa do Brasil foi preparado por Ana, namorada de seu ex-marido, Carlos Araújo. Antes mesmo das 19h de sábado, Ana já estava na cozinha, enquanto ele fazia uma avaliação do processo eleitoral para a reportagem do Correio: A pessoa mais feliz desta campanha é o Bornhausen (Jorge Bornhausen, ex-presidente do PFL, hoje DEM). Ele realizou o desejo de ver o PSDB dominado ideologicamente pelo DEM, afirmou. O PSDB assimilou tudo, desde os métodos até as consígnias. Esse foi um dos fenômenos desta campanha, disse o ex-marido de Dilma.

Do alto de quem acompanha de perto a história política do Brasil e participou ativamente da luta pela redemocratização, Carlos aposta que, a partir de agora, haverá uma reacomodação partidária. Nessa rearticulação de partidos deve surgir uma nova legenda, centrista clássica. O fracasso do PSDB na sucessão presidencial e o fato de ter adotado uma nova linha ideológica vão gerar o surgimento de um novo partido, comenta, sempre tomando o cuidado de registrar que fala por si e não pela nova presidente.

Sobre Dilma e o futuro governo, o discreto Carlos apenas repete a frase de Lula: Quem acha que a Dilma não vai governar o Brasil não conhece a Dilma. Ela terá as rédeas do governo, diz o advogado de 72 anos, que recupera-se de complicações de um enfisema pulmonar decorrentes da tensão desta reta final de campanha.

Depois de degustar o filé com alho, arroz, feijão e salada preparados por Ana, Dilma conversou um pouco. Bastante confiante, antes das 23h já estava de saída. Precisava descansar, certa de que o dia seria longo e terminaria com a festa da vitória em Brasília.