Título: Alimento faz IPC-S recuar na terceira prévia do mês
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/09/2006, Brasil, p. A2

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou na terceira leitura do mês devido ao comportamento dos preços de alimentos, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O índice registrou um avanço de 0,23%, ante alta de 0,30% na segunda leitura de setembro.

Os preços do grupo alimentação foram os que mais contribuíram para a desaceleração do IPC-S. O grupo registrou alta de 0,24%, diante de avanço de 0,63% na segunda leitura do mês. Frutas foram o item que se destacou no comportamento dos preços do grupo, com aumento de 0,44%, depois de avanço de 5,74% na leitura anterior. Ainda assim, a FGV explicou que os preços de alimentos poderiam ter caído ainda mais, não fosse a entressafra.

Outro grupo que registrou desaceleração foi o de transportes, que passou de uma alta de 0,08% para avanço de 0,04%. O álcool combustível registrou deflação de 1,71%, enquanto a gasolina subiu apenas 0,15%. A terceira leitura do IPC-S de setembro foi feita com base na variação dos preços entre os dias 23 de agosto e 22 de setembro, comparando-os aos apurados entre 23 de julho e 22 de agosto.