Título: Heloísa Helena recusa-se a discutir negociação de apoio em eventual 2º turno
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 26/09/2006, Política, p. A9

A candidata Heloísa Helena (P-SOL), terceira colocada nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, recusa-se a discutir para quem irá seu apoio no caso de um segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). "Lula e Alckmin representam os dois lados da mesma moeda do projeto neoliberal, de servilismo ao capital financeiro e aos interesses comerciais das grandes nações", declarou ontem, em Belo Horizonte.

Há menos de uma semana da eleição, a senadora diz que, matematicamente, é "absolutamente provável" que ela própria chegue ao segundo turno. "Se cada um dos meus eleitores conseguir dois votos, nós encostamos na majestade barbuda e vamos disputar com ele o segundo turno."

No estilo que lhe é bem peculiar, Heloísa Helena não poupou ofensas a Lula e ao Partido dos Trabalhadores. Numa referência às declarações feitas pelo presidente petista no fim de semana, a ex-petista afirmou que Lula está mais para Judas Iscariotes ou Pilatos do que para Jesus Cristo. Tentando justificar o envolvimento de pessoas próximas a ele no episódio do dossiê contra os tucanos, Lula lembrou que numa mesa de doze apóstolos, houve um que traiu Jesus.

A senadora cobrou a participação do presidente no próximo debate de candidatos na televisão. "Ele fala aos pobres, mas de fato governa para o capital financeiro e para os banqueiros brasileiros, é por isso que era muito importante que ele fosse para o próximo debate."

Para a candidata do P-SOL, os atos de Lula no episódio do dossiê são de "cinismo e dissimulação". Segundo ela, a cúpula palaciana, conduzida pelo presidente, transformou-se numa gangue partidária, numa organização criminosa capaz de qualquer coisa.