Título: Consumo de energia no país aumenta 4,2% em junho
Autor: Saraiva , Alessandra
Fonte: Valor Econômico, 06/07/2012, Brasil, p. A2

A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 58.279 megawatts médios em junho, alta de 4,2% frente a igual mês do ano passado. Na comparação com maio, porém, houve queda de 1,1%. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 12 meses até junho, a carga no SIN teve aumento de 3,8% frente aos 12 meses imediatamente anteriores.

"O comportamento da carga durante o mês de junho foi influenciado pela ocorrência de temperaturas superiores às verificadas no mesmo mês do ano anterior, principalmente na região Sudeste, o que levou a um aumento do uso de equipamentos de refrigeração, refletindo diretamente no comportamento da carga" diz o comunicado divulgado pelo ONS.

No informe, o operador destacou que, embora importantes segmentos industriais voltados para a exportação tenham apresentado desaceleração no consumo de energia elétrica em decorrência das incertezas existentes no cenário econômico internacional, houve crescimento da carga do SIN em relação ao mesmo mês de 2011.