Título: Bancários ameaçam entrar de novo em greve
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2006, Brasil, p. A2

Caso na negociação de hoje não haja uma proposta por parte dos banqueiros, os bancários ameaçam fazer uma nova greve, desta vez por tempo indeterminado. "Fizemos primeiro uma greve de advertência. A partir da proposta dos bancos nesta quarta é que teremos o novo passo", disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Wagner Freitas.

A entidade, que afirma reunir cerca de 80% da categoria, informou que 120 mil bancários cruzaram os braços em todo o país. O movimento, ainda segundo a Contraf, parou 80% do centro financeiro do Rio de Janeiro e teve "grande adesão" em agências e prédios administrativos de Brasília, além de várias outras capitais.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não divulga balanço de agências e número de funcionários parados mas, por meio de seu porta-voz, afirmou que considerou fraca a adesão, conforme os números apresentados pelos bancários. Somente no município de São Paulo, disse a entidade, há cerca de 2.000 agências.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informou que, na área, 279 agências e centros administrativos foram afetados pela paralisação, de forma parcial ou total, envolvendo 34 mil dos 106 mil trabalhadores que atuam na sua base.