Título: Ajuda às empresas vai continuar, diz Mantega
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2006, Brasil, p. A2

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu ontem que setores da indústria brasileira perderam competitividade internacional devido ao real valorizado e afirmou que o governo "não está dormindo no ponto" e "vai continuar tomando medidas para compensar desvantagens cambiais reduzindo o custo tributário e financeiro das empresas".

Mantega fez as afirmações depois de mais de duas horas de reunião com representantes do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), em que discutiu com empresários os caminhos para o crescimento.

A principal preocupação manifestada pelos empresários durante a reunião foi com a questão cambial. Eles também reivindicaram a redução da TJLP para 5,5% ao ano. A taxa encontra-se em 7,5% e hoje o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá definir seu novo patamar. Essa é a taxa que baliza os investimentos do setor produtivo.

O ministro afirmou que o Banco Central vai continuar comprando reservas para que o real não siga se valorizando e o governo adotará novas medidas para compensar o custo cambial das empresas.

A desoneração no setor da construção civil, segundo Mantega, deverá ser estendida a outros setores para dar competitividade à indústria. Um dos setores para o qual o governo prepara medidas nesse sentido é o de bens de capital.