Título: Governo lança SMS de boas-vindas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/07/2012, Empresas, p. B3

O governo federal quer garantir que brasileiros, em viagem no exterior, recebam informações no celular com os contatos dos consulados assim que chegarem aos países visitados. A iniciativa partiu do Ministério das Relações Exteriores e tornou-se viável por meio de uma parceria firmada com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Anatel, desde ontem os brasileiros que viajarem para Portugal e Espanha receberão uma mensagem de texto (SMS) informando os números de telefones dos consulados brasileiros. A meta do agência é estender a iniciativa para outros países. O objetivo, de acordo com a Anatel, é "facilitar o contato dos cidadãos brasileiros, em casos de emergência".

O projeto-piloto foi batizado de "SMS de boas-vindas". A eficácia do novo programa será avaliada a partir do monitoramento da quantidade de chamadas para os consulados. As centrais de atendimento das prestadoras e da Anatel já foram orientadas a prestar informações aos usuários a respeito do projeto.

As quatro principais operadoras de telefonia celular que atuam no Brasil - Claro, Oi, TIM e Telefônica/Vivo - já aderiram à iniciativa. A Anatel informou que as outras companhias do setor também poderão, posteriormente, participar da campanha.

As mensagens, na Espanha, terão o seguinte conteúdo: "Brasileiro na Espanha, em caso de emergência contacte o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada". Em Portugal, os usuários de telefone celular receberão um SMS com o texto: "Brasileiro em Portugal, em caso de emergência contacte o consulado brasileiro: +351962520581 ou +351917531654. Essa ligação será tarifada". (RB)