Título: Lula reafirma que vence em 1º turno
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/09/2006, Política, p. A8

O presidente Luiz Inácio Lula Silva desembarcou ontem à noite em Belo Horizonte animado com as pesquisa mais recentes e a perspectiva do dossiê contra os tucanos ter um impacto menor do que esperado nas eleições de domingo . "Algumas pessoas que achavam que podiam falar em nome do povo estão perplexas porque o povo já aprendeu a ver com os seus próprios olhos e elas não conseguem mais manipular o povo", disse Lula a cerca de 3,5 mil pessoas que assistiram ao comício na Praça da Estação, no centro da capital mineira.

"Gente do PSDB e do PFL, que não tem moral para falar em ética neste país, está há um ano e meio chegou a dizer que não precisava tirar o Lula do poder, comigo era importante deixar sangrar, sangrar, sangrar até não ter forças para enfrentar a eleição", afirmou o presidente durante seu discurso. "Enquanto eles fizeram a operação sanguessuga, eu fiz a operação transfusão de sangue com o povo brasileiro."

Lula abusou das metáforas sobre a sua origem simples e nas suas ligações com as classes sociais mais pobres. "O Lula não é o Lula, é uma parte do povo brasileiro que ganhou consciência política, não sou sozinho", disse. "Na hora em que arrancarem os meus braços, eu vou usar os braços do povo, quando arrancarem meu coração, vou sentir com o coração do povo, quando arrancarem minha cabeça, vou pensar com a cabeça do povo."

O presidente reiterou sua confiança na vitória no domingo. Por mais que a oposição fale em segundo turno, ele está seguro de que será reeleito no primeiro turno. "Eles estão totalmente atônitos", repetiu diversas vezes. Segundo ele, os políticos do PSDB e do PFL estão assustados com a perspectiva de que ele fará muito mais em oito anos do que eles fizeram. O presidente petista chamou de "calúnia" e "infâmia" as acusações dos adversários contra ele. Mas não fez nenhuma referência direta ao dossiê.