Título: Para Dilma, nação não deve ser medida pelo PIB
Autor: Peres , Bruno
Fonte: Valor Econômico, 13/07/2012, Política, p. A7

A presidente Dilma Rousseff declarou ontem que a grandeza de uma nação deve ser medida por meio das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e não pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Dilma avaliou a política de creches do governo federal como uma de suas prioridades e disse que a educação de qualidade é o que viabilizará ao país um padrão de primeiro mundo.

"Uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz com as suas crianças e adolescentes. Não é o Produto Interno Bruto (PIB), é a capacidade do país, do governo e da sociedade de proteger o que é o seu presente e o seu futuro, que são suas crianças e adolescentes", disse a presidente.

Em 2012, o PIB do Brasil deve crescer abaixo dos 2,7% registrados no ano passado. Nas projeções do mercado financeiro o PIB deste ano ficará, no máximo, em 2%. O Banco Central reestimou sua previsão para 2,5%, enquanto a estimativa oficial do Ministério da Fazenda permanece em 4%.

A declaração foi feita durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A finalidade da conferência é debater a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Dilma citou programas do governo como o "Brasil Carinhoso", "Crack é possível vencer" e "Viver sem limites", por meio dos quais, de acordo com a presidente o governo tem destinado mais recursos a Estados e municípios para a implementação de políticas voltadas para crianças e adolescentes, sobretudo na chamada primeira infância.

"Nós temos de ter um país com jovens, adultos e crianças com grande nível de escolaridade porque nós vamos disputar o que é a economia moderna, que é a economia do conhecimento", afirmou. Ela disse ainda que o seu governo tem compromisso com a educação de qualidade para todos os níveis de escolaridade.