Título: Bolão de apostas
Autor: Pariz, Tiago; Iunes, Ivan; Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 02/11/2010, Política, p. 3

Chance de permanecer na Esplanada

Agricultura Wagner Rossi (PMDB)

Razoável. O senador eleito Blairo Maggi (PR-MT) é megaempresário do setor e tenta ganhar a pasta.

Cidades

Márcio Fortes (PP)

Pequena. O PP já ouviu que perderá o ministério, em disputa entre PMDB (Moreira Franco) e PSB (Márcio França). Fernando Pimentel aparece como um provável indicado do PT.

Comunicações

José Filardi (Indicada por Hélio Costa)

Pequena. Pasta sob influência do senador Hélio Costa (PMDB-MG) deverá sofrer mudanças profundas, depois da série de escândalos nos Correios. Como o PMDB não abre mão, ela deve sair da parte mineira do partido para a do Nordeste.

Cultura

Juca Ferreira (PV)

Pequena. O atual ministro peitou o próprio partido e apoiou Dilma Rousseff (PT), de olho em tentar ficar com a pasta, mas artistas, como José de Abreu, que têm apoio de José Dirceu, fazem lobby para ganhar a pasta.

Defesa

Nelson Jobim (PMDB)

Grande. O ex-ministro do STF cogita se aposentar da administração pública, mas pode permanecer em outro ministério. A pasta é considerada a mais espinhosa a ser preenchida por Dilma.

Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Miguel Jorge (Sem partido)

Pequena. A pasta pode parar nas mãos do atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também cotado para o ministério da Fazenda e o Banco Central.

Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Márcia Lopes (Sem partido)

Pequena. Irmã do atual chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, ela não tem força política para permanecer na pasta responsável pelo Bolsa Família. O nome de Patrus Ananias é cotado para voltar ao ministério.

Educação

Fernando Haddad (PT)

Razoável. Depois da série de escândalos no Enem, a situação de Haddad, que era confortável, ficou difícil. Deve ser uma pasta na cota de escolha pessoal de Dilma, mas é um dos ministérios na mira do PSB.

Esporte

Orlando Silva (PCdoB)

Pequena. Outra aposta do PSB, por conta do orçamento previsto para a Copa de 2014 e a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, dificilmente permanecerá sob comando de Silva.

Fazenda

Guido Mantega (PT)

Razoável. Embora tenha diferenças com o homem forte da campanha de Dilma, Antônio Palocci, ele tem boas chances de permanecer no governo, provavelmente em outra pasta.

Justiça

Luiz Paulo Barreto (PT)

Pequena. O comando da Justiça tem nomes fortes cotados para substituir Barreto, entre eles o do deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Meio Ambiente

Izabella Teixeira (Sem partido)

Pequena, ela deve dar lugar a um substituto. Na fila está o ex-prefeito de Piracicaba (SP) e atual secretário-executivo do ministério, José Machado.

Minas e Energia

Márcio Zimmermann (PMDB)

Pequena. Indicação do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Zimmermann deve deixar a pasta, uma das mais cobiçadas da Esplanada. O próprio Lobão pode ser o substituto.

Planejamento

Paulo Bernardo (PT)

Grande. Homem de confiança de Lula, Bernardo deve permanecer na Esplanada, ainda que em outro ministério, como a Casa Civil.

Previdência

Carlos Gabas (PT)

Pequena. A pasta tem o maior orçamento da Esplanada, mas pouca visibilidade. Pode ficar com o PMDB.

Relações Exteriores

Celso Amorim (PT)

Pequena. Chanceler por oito anos, Amorim deve ceder o lugar a outro diplomata de carreira. Antônio Patriota é um dos cotados.

Saúde

José Gomes Temporão (PMDB)

Pequena. A maior pasta social da Esplanada é cobiçada por praticamente toda a base aliada, mas pode parar nas mãos do PSB. A saída de Temporão é quase certa. Palocci pode ser opção.

Trabalho

Carlos Lupi (PDT)

Grande. Outro ministério com orçamento alto, é o único da cota do PDT e pode permanecer com o presidente do partido.

Transportes

Paulo Sérgio Passos (PR)

Pequena. O ministério tem alto orçamento e deve passar para a cota do PMDB ou voltar para as mãos de Alfredo Nascimento (PR-AM).

Banco Central

Henrique Meirelles (PMDB)

Grande. O atual presidente do BC permanecerá na Esplanada, mas pode trocar de posto. Caso isso aconteça, indicará o substituto.

Casa Civil

Carlos Eduardo Esteves Lima

Pequena. Ministro tampão. No governo Dilma, a pastar será reformulada com novas atribuições. O deputado Antonio Palocci aparece como principal opção para ocupar o cargo.