Título: Em SP, campanha começa com candidatos nas ruas
Autor: Di Cunto , Raphael
Fonte: Valor Econômico, 09/07/2012, Política, p. A6

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo adotaram estratégias diferentes no primeiro dia de campanha, na sexta-feira. Enquanto a maioria preferiu atos públicos, com caminhadas a céu aberto, o líder das pesquisas, José Serra (PSDB), discursou em evento fechado em salão do edifício onde está sediada sua coordenação de campanha. No fim de semana, no entanto, foi às ruas.

Na sexta-feira, Serra pediu uma "campanha limpa" e disse querer comparar o que sua gestão fez pela cidade com o que os adversários fizeram. Depois do discurso, fez uma rápida caminhada até uma padaria, onde tomou um café, e saiu sem dar entrevista à imprensa. No sábado, o tucano participou da Feira das Nações e, no domingo, visitou a feira da Liberdade, bairro onde vivem e trabalham imigrantes japoneses. Por mais de uma hora, Serra circulou pelas barracas, cumprimentou eleitores, tomou café e saquê e arriscou passos de uma dança japonesa chamada Lambazouk, que vinha sendo apresentada por um grupo de artistas.

Os outros candidatos iniciaram suas campanhas em eventos abertos. Celso Russomano (PRB) começou a campanha com caminhada na Praça da Sé e focou seu discurso na melhoria da mobilidade. Encontrou a ex-vereadora Soninha Francine (PPS), que, em ato no Pátio do Colégio, prometeu moradias populares na região.

Também no centro, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) fez uma caminhada até a Praça da Sé, onde discursou com críticas à gestão Serra/Gilberto Kassab (PSD). "Todo mundo é testemunha de que a vida do paulistano melhorou, mas apenas da porta de casa para dentro, por causa do trabalho do governo Lula e da presidenta Dilma. Mas, da porta pra fora, São Paulo piorou. A saúde piorou, a educação, segurança e habitação também pioraram", atacou.

O deputado federal Paulinho da Força (PDT) caminhou pelo Brás. O único que começou a campanha longe do centro foi o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB). Ele fez ato na Chácara do Bananal, no extremo da zona sul da cidade, e criticou a falta de estrutura do bairro.

Em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou, até a tarde de ontem, 7.268 pedidos de registro de candidaturas a prefeito e 199.372 pedidos de registro de candidatos a vereadores. No Rio, a capital teve 8 pedidos de registro de candidatos a prefeito. Na cidade de São Paulo foram feitos 12 pedidos para o mesmo cargo.

Na sexta-feira, o PSDB e José Serra foram multados em R$ 100 mil (R$ 50 mil cada) por propaganda antecipada, em decisão da Justiça Eleitoral. A juíza Carla Themis Lagrotta Germano, da 1ª Zona Eleitoral, julgou procedentes três representações movidas pelo PMDB e pelo PT contra Serra por ter feito inserções partidárias em rádio e TV para promover a candidatura do tucano a prefeito fora do prazo legal - as propagandas convidavam militantes para a convenção que formalizou sua candidatura, em 24 de junho. A assessoria de Serra informou que ele recorrerá da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). (Com agências noticiosas)