Título: Produtores querem recursos para gripe
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2006, Agronegócios, p. B13

Enquanto a gripe aviária prospera no mundo, produtores de frangos no Brasil pedem pressa do governo para liberar os recursos para começar a adotar o plano de prevenção e tranqüilizar os mercados importadores de que o Brasil está preparado para impedir a chegada do vírus ao país.

O governo Lula liberou R$ 283 milhões, dos quais R$ 55 milhões foram "desembolsados" para este ano. Mas isso não significa que o cheque chegou aos produtores. "Continuamos esperando", disse Ricardo Gonçalves, presidente da Associação brasileira de Exportadores de Frango (Abef).

Com a primeira parcela, o setor já poderá investir em nova tecnologia de laboratórios para identificar a doença em três horas ao invés dos 21 dias atualmente necessários. Essa tecnologia existe num laboratório de Campinas (SP), mas é muito pouco para atender todo o país.

O plano de prevenção e combate à influenza aviária e à doença de Newcastle no país deve servir de marketing para o governo e setor privado no mercado externo. Mas o setor reclama que o Ministério da Saúde demorou quatro meses para mandar o pedido da verba ao Ministério do Planejamento.

O programa prevê identificação e o cadastramento de aves de fundo de quintal, além do monitoramento e a intensificação das análises laboratoriais em aves migratórias num raio de 10 quilômetros das granjas comerciais. O setor privado teve que se contentar com um plano de contingência para a ocorrência de um eventual caso de influenza no país. Restrições só poderão ser impostas entre os Estados com diferentes status sanitários ou de distintos níveis.(AM)