Título: Brasil retoma hoje ação na OMC contra subsídio americano ao algodão
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2006, Brasil, p. A5

O Brasil solicitará hoje a instalação de nova investigação contra subsídios dos EUA ao algodão, na Organização Mundial do Comércio (OMC). O conflito já fez o governo brasileiro a brandir a ameaça de retaliação de US$ 4 bilhões contra produtos americanos.

A delegação brasileira pedirá hoje no Órgão de Solução de Controvérsias que os juízes do painel original voltem a examinar se Washington retirou todos os subsídios condenados. Para o Brasil, isso claramente não aconteceu, o os subsídios continuam a causar prejuízos aos produtores brasileiros. O exame deve ser feito mais rapidamente, num prazo de três meses.

O Conselho Nacional de Algodão dos Estados Unidos lamentou a decisão do Brasil. Porta-voz do governo americano, em Washington, insistiu que o litígio é desnecessário, porque o país fez "passos significativos" para retirar os subsídios.

Pedro Camargo Neto, o inspirador da disputa do algodão contra os Estados Unidos, reagiu. "Após quatro anos de contencioso e condenado na OMC, os Estados Unidos continuam dando subsídios ilegais'', afirmou.

O Brasil, na prática, é o primeiro a reabrir disputa sobre subsídios agrícolas desde a suspensão da Rodada Doha, ocorrida em julho. E novos conflitos podem vir, ainda mais depois que a comissária agrícola européia, Mariann Fischer Boel, repetiu que uma redução drástica dos subsídios agrícolas na Europa só ocorrerá "depois de 2013".

O Órgão de Solução de Controvérsias da OMC examinará hoje também denúncia dos EUA, União Européia e Canadá contra tarifas impostas pela China no setor automotivo. (AM)