Título: Governador do Maranhão sofre acidente de helicóptero
Autor: Bautzer, Tatiana
Fonte: Valor Econômico, 28/09/2006, Política, p. A6

O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), sofreu um acidente de helicóptero no interior do Estado, elevando a tensão na reta final da campanha eleitoral. O helicóptero, alugado pelo governador porque a aeronave da Polícia Militar está em revisão, decolava de Bom Jardim, a cerca de 300 quilômetros de São Luís, com destino a São João do Caru, quando sofreu uma pane mecânica. O governador teve um ferimento sem gravidade na cabeça, mas estava consciente e sendo trazido a São Luís de carro no início da noite. Estava com outras três pessoas, também feridas levemente.

Integrantes das campanhas de alguns candidatos apoiados pelo governador especulavam sobre as razões da pane e chegaram a aventar a hipótese de sabotagem. Em entrevista ao Valor, Tavares recusou-se a comentar a hipótese: "Não quero levantar essa suspeita, até porque não tenho como provar e poderia estar cometendo uma injustiça". Representantes da campanha da senadora Roseana Sarney (PFL), que lidera as pesquisas, diziam que levantar essa suspeita era uma tentativa de "politizar" um acidente por causa da proximidade da eleição. A perícia preliminar indicou superaquecimento do motor.

A ex-governadora lidera com folga a disputa e a dúvida é se haverá ou não 2º turno. Pesquisa da Toledo e Associados mostra Roseana com 47%, o que deixaria margem a um 2º turno, enquanto o Ibope estima vitória já no domingo, com 57%. O segundo colocado no Estado é Jackson Lago (PDT), com 29%.