Título: Espanha deve ganhar mais tempo para cortar déficit
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/07/2012, Internacional, p. A12

A União Europeia (UE) deve dar um tempo extra para que a Espanha atinja as metas de déficit acertadas com o bloco. Em troca, o governo espanhol se comprometerá a promover uma nova alta de impostos e outras medidas para aliviar seu Orçamento. A decisão deve ser anunciada hoje em Bruxelas, durante reunião do Eurogroup, que congrega os ministros de Finanças da UE.

Segundo o jornal "El País", o governo espanhol concordou em subir o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) e a aumentar as horas de trabalho dos funcionários públicos para, assim, evitar a contratação de trabalhadores temporários e eventuais. Outras medidas seriam a redução de prestações do seguro-desemprego, cortes de benefícios dos servidores e mudança no cálculo das pensões.

Em contrapartida, a Espanha poderá fechar este ano com um déficit orçamentário de 6,3%, contra 5,3% acordados anteriormente. Para 2013, a meta de 3% será flexibilizada para 4,5%. O número cairá para 2,8% até 2015.

Ainda segundo o "El País", uma fonte do governo espanhol disse que Madri terá três meses para aprovar os ajustes. Além disso, o governo deverá acelerar as medidas de redução do déficit em 2013 e 2014, "se a conjuntura econômica for melhor que o previsto". O país se prepara para ajustar-se aos termos de um socorro de € 100 bilhões ao seu sistema bancário.