Título: Indústria tem pior desempenho desde 2003
Autor: Salgado, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 05/02/2007, Brasil, p. A4

A produção da indústria deverá fechar 2006 com crescimento em torno de 2,8%, segundo economistas ouvidos pelo Valor. Será o pior resultado desde 2003, quando a atividade do setor avançou 0,5%. O câmbio valorizado, que aumentou a quantidade de produtos importados pelo país e reduziu as exportações, será um dos responsáveis pelo desempenho mais fraco, já que a demanda interna esteve aquecida no ano passado.

Para Sergio Vale, da MB Associados, a expansão do crédito e o aumento na renda poderiam ter impacto melhor sobre a produção, mas isso não deve ter ocorrido por conta do deslocamento da demanda para produtos importados, que ficaram mais baratos. Ele lembra que o comportamento da produção se deslocou da evolução do crédito consignado e do varejo. Os dois últimos cresceram, e a indústria ficou praticamente estável.

A Rosenberg & Associados tambem aposta em desempenho fraco em dezembro. Os dados serão divulgados hoje pelo IBGE. Na comparação com novembro, com ajuste sazonal, a projeção é de recuo de 0,1%. Em relação a dezembro de 2005, a consultoria espera queda de 0,5%. Os indicadores antecedentes da atividade industrial não foram animadores. Segundo a LCA Consultores, a produção de veículos caiu 3,6% entre novembro e dezembro. A importação de matéria-prima, à exceção de combustíveis, cedeu 2,5% e a expedição de papelão ondulado foi 2,1% menor. Outros indicadores mostraram desempenho melhor, mas não o suficiente para elevar a projeção da LCA, que espera recuo de 0,3% na comparação com novembro. Com isso, a produção sobe 2,7% no ano.