Título: Preços agrícolas fecham em alta no atacado de SP
Autor: Valor
Fonte: Valor Econômico, 05/02/2007, Agronegócios, p. B12

O índice da RC Consultores que analisa o comportamento dos preços de uma cesta de 17 produtos agrícolas no atacado paulista registrou alta de 0,6% na semana encerrada no dia 2 de fevereiro em relação à semana anterior. Diante desse resultado, o Índice RC de Preços Agrícolas encerrou janeiro com aumento de 0,7% na comparação com o patamar médio do mês de dezembro.

Em relação a janeiro do ano passado, a valorização é de 18,9%, de acordo com a RC. Com a pressão altista verificada no índice RC, o IPA-M Agrícola, calculado pela FGV, registrou variação positiva de 0,6% em janeiro.

Ainda de acordo com a consultoria, a maior alta de preços na última semana foi verificada na batata (10,7%). Também subiram frango (8,6%), carne suína (3,5%), laranja (2,7%), ovos (0,6%), carne bovina (0,3%) e algodão (0,2%). A valorização expressiva da batata reflete o clima chuvoso sobre as lavouras do Estado de São Paulo. Alguns itens tiveram retração de preços no atacado: milho (3,4%), arroz (2,4%), açúcar (1,4%) e café (0,4%). A queda das cotações do milho reflete o período de colheita do grão. A retração dos preços do açúcar, em plena entressafra, reflete os bons volumes estocados do produto. De acordo com o levantamento, os preços de leite tipo B, do leite tipo C, do trigo, do tomate, do feijão e da soja permaneceram estáveis.